Notícias

Sepog debate implantação de PPPs na Paraíba nesta terça

publicado: 24/10/2023 18h46, última modificação: 24/10/2023 18h46


A segunda edição da Semana de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) teve seguimento nessa terça-feira (24) com o painel "Estruturação de PPPs na Paraíba", que tratou das vantagens e riscos de implementação das parcerias público-privadas e casos de sucesso na Paraíba, como o Truck Center de Cabedelo e o Rodoshopping Paraíba.

O secretário executivo de PPPs, Petrônio Rolim, destacou a importância das PPPs para o crescimento do estado, solucionando situações de necessidades ilimitadas e recursos limitados. "É importante que o Estado chame a iniciativa privada a fim de atingir o objetivo de fazer o melhor pela população. No caso da Paraíba, que é um estado em construção, há uma grande importância desse tipo de iniciativa inclusive para criação de postos de trabalho e do próprio desenvolvimento sustentável do território", disse.

Outras vantagens das PPPs apontadas são o compartilhamento do risco entre o setor público e privado, o incentivo à fiscalização por parte da população, oferecendo maior transparência, a redução de custo dos serviços por meio de fontes alternativa de investimentos e a profissionalização do que é oferecido à população. A manhã contou com a participação também dos painelistas Lilian Palmeira, Marconi Campelo e Eliézer Nascimento.

Em seguida, foi a vez do painel sobre a experiência exitosa de PPP na Paraíba, que além dos palestrantes Bonfilho Martins Júnior e Douglas Brandão, contou também com a participação do presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa. A PPP do Truck center visa a implantação do pátio de triagem de caminhões do Porto de Cabedelo. "Essa é, sem dúvida, uma das mais expressivas PPPs do Governo e temos orgulho em garantir que além da melhoria da infraestrutura irá garantir também mais segurança aos caminhoneiros e à população", ressaltou Ricardo Barbosa.

Programação da quarta - Na quarta-feira (25), ocorrerá o painel "Normatização do Orçamento Democrático: a efetividade da institucionalização democrática na cultura do planejamento" e "Experiências de participação institucionalizada (4ª e 12ª Região): apresentação do relatório de articulação e mobilização regional".