Seplag recebe visita da AFD em missão para discutir mobilidade urbana na capital

publicado: 03/10/2022 16h10, última modificação: 03/10/2022 16h10

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) recebeu, nesta segunda-feira (3), a missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) sobre o projeto da rede integrada de corredores de transporte público BRS em João Pessoa. Participaram também da reunião o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, o secretário-chefe da CGE, Letácio Guedes, e a secretária-executiva de infraestrutura, Virgiane Melo.

De acordo com o gerente de projetos da AFD, Fernando Pacheco, a partir das reuniões realizadas na Paraíba, o projeto será apresentado para os comitês da Agência, com a intenção de firmar uma parceria de investimentos cujo processo deve acontecer até o final de 2023.

"A AFD tem como prioridade promover a mobilidade sustentável. Estamos aqui para auxiliar na estruturação técnica, financeiro e jurídica do projeto, identificando onde podemos ter projetos de cooperação com o estado e a prefeitura", afirmou.

De acordo com o secretário de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, o projeto tem como intuito melhorar a qualidade de vida da população paraibana por meio da mobilidade urbana. "O estado se propõe a contratar o empréstimo junto a AFD em uma parceria com a Prefeitura justamente por conta da sua atestada capacidade fiscal, para dar celeridade ao processo", destacou.

Além dos ganhos em mobilidade urbana, o projeto traz também impactos em outras áreas econômicas, ambientais e sociais por meio da implantação e ampliação de ações de melhoria no ambiente de negócios e oportunidades, geração de empregos e prestação de serviços públicos.

AFD - A Agência Francesa de Desenvolvimento atua em cinco continentes e financia projetos em mais de 110 países, em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que leva em conta 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Em 2021, 1,7 bilhão de euros foram engajados somente na América Latina. No setor de saneamento, a AFD vem firmando parcerias com companhias brasileiras nos últimos anos, colaborando com recursos e consultorias para a melhoria dos serviços.