Seplag realiza treinamento sobre alterações no SIOP para elaboração das propostas orçamentárias

publicado: 28/08/2020 08h36, última modificação: 28/08/2020 08h36

A equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) está realizando, esta semana, um treinamento sobre as alterações aplicadas ao Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Estado da Paraíba (SIOP) para o ano de 2021. A capacitação, que está sendo feita de forma remota, acontece entre os dias 20 e 27 de agosto, com turmas de até 25 pessoas, atingindo uma média de 120 servidores responsáveis pelas gerências de orçamento de órgãos da administração direta e indireta do poder executivo, assim como de outros poderes e órgãos autônomos do estado.

De acordo com o diretor de planejamento da Seplag, Ricardo Lavôr, o treinamento visa capacitar os usuários no Siop de acordo com as alterações propostas para o exercício de 2021, como o teto de limites para elaboração das propostas orçamentárias e o envio automático dessas propostas através do próprio sistema, destacou.

Segundo ele, as alterações trarão benefícios à elaboração do orçamento da Paraíba, gerando maior celeridade a consolidação das propostas de cada órgão, consequentemente deixando um maior prazo para que a Seplag possa fazer uma análise mais qualificada. "Outro benefício que essas alterações terão na elaboração do orçamento é que todas as propostas serão enviadas de forma eletrônica através do próprio sistema de orçamento, pois até o ano de 2019 as propostas eram enviadas ainda de forma impressa", disse.

Já de acordo com a diretora de programação orçamentária estadual, Josilene Cunha, o SIOP tem se tornado uma ferramenta de plataforma web cada vez mais eficiente e dinâmica para a administração pública do estado da Paraíba. "No ano de 2019, conseguimos desenvolver todo o módulo de Receita e seus Anexos. Este ano, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do covid-19, conseguimos mais uma vez avançar, agora com a implantação de limites orçamentários, novas integrações com o SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira), novos relatórios e contribuindo ainda mais transparência de todo processo orçamentário", afirmou.

O treinamento está sendo realizado pela Diretoria Executiva do Sistema Estadual de Planejamento - DIPLAN e Diretoria Executiva de Programação Orçamentária Estadual – DIPROR da Seplag.