Seplag realiza palestras sobre PPA e indicadores do ODS durante SEPOG

publicado: 12/07/2022 13h40, última modificação: 12/07/2022 13h40

1ª SEPOG - terca

A secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizou, nesta terça-feira (12) palestras sobre o Plano Plurianual (PPA) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante o segundo dia da Semana Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão (1ª SEPOG). As palestras foram ministradas pelos servidores da própria pasta, Jakson Amâncio, Ariosvaldo Aguiar e Simone Olímpio, e foram assistidas por mais de 100 servidores do estado, no auditório da Espep.

“O plano plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento muito importante para a governança pública que considera os valores decisórios dentro das políticas públicas para o planejamento estratégico”, destacou o professor Jakson Amâncio, que ministrou a palestra “PPA: Do Planejamento Estratégico à Avaliação”. Segundo ele, para o próximo ciclo do PPA, que tem uma vigência de quatro anos (de 2024-2027), estão sendo estudadas novas metodologias que permitam refletir, de forma ainda mais clara, as ações realizadas pelo governo para atender a população da Paraíba.

A palestrante Simone Olímpio, da Gerência Executiva de Desenvolvimento Municipal e Regional, por sua vez, destacou a importância dos indicadores para a construção de políticas públicas e também como forma de monitoramento e avaliação do que é implantado. "Eles são um ponto de partida para que se possa construir uma política pública e também fundamentais para o próprio monitoramento", frisou, durante a comunicação oral intitulada ”Indicadores e ODS no Monitoramento das Políticas Públicas”.

Já o servidor Ariosvaldo Aguiar, que também ministrou a palestra, destacou a importância de cada secretaria ter sua própria política de produção de indicadores. "São eles que tornam possível o governo mostrar como está alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável que são planejados para todo o mundo", disse.

Programação - A 1ª Sepog tem continuidade nesta quarta-feira (13), com as palestras ‘Planejando os projetos do Funcep a partir dos indicadores’ e ‘O orçamento estadual e as perspectivas para 2023’. A programação completa pode ser conferida no site http://doity.com.br/sepog.