Secretário de planejamento participa de sessão de divulgação dos resultados do censo demográfico pelo IBGE

publicado: 19/06/2023 12h49, última modificação: 19/06/2023 12h49

O secretário de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, participou na manhã desta segunda-feira (19) da divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2022, da capital paraibana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na CMJP - Câmara Municipal de João Pessoa. O evento contou com a participação de instituições públicas, privadas, associações e entidades de classe

O secretário Gilmar Martins destacou a importância dos dados do IBGE para a definição de políticas públicas, por meio de instrumentos de planejamento como a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual. "É através do censo demográfico que sabemos quantos somos, onde estamos concentrados, e quais são as carências da população, e tudo isso é importante para construção das políticas públicas para podermos orientar nosso planejamento com vistas do desenvolvimento socioeconômico do estado", destacou o secretário.

Os resultados definitivos do Censo Demográfico de 2022 serão divulgados nacionalmente no dia 28 de junho, com informações consolidadas. Serão apresentadas informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no país em diferentes níveis geográficos e recortes.

Além disso, estarão disponíveis indicadores como média de moradores por domicílio, densidade demográfica e taxa de crescimento anual da população e dos domicílios, e os dados permitirão a exploração em diferentes níveis geográficos, como grandes regiões, unidades da federação, concentrações urbanas e municípios.

Segundo as informações divulgadas previamente na sessão desta segunda, a população de João Pessoa passou de 723.515 mil pessoas no censo demográfico 2010 para 804.861 pessoas no censo 2022. A média de moradores por domicílio, no entanto, passou de 3,37 no censo de 2010 para 2,80 no censo 2022.

O relações institucionais do IBGE na Paraíba, Lamartine Candeia, destacou que o censo permitirá o retrato do país com um levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios. "Vamos retratar o país com informações necessárias para o conhecimento de sua realidade", disse.