Secretário de Planejamento participa de reunião do BNB de programação do financiamento do nordeste

publicado: 09/09/2022 16h39, última modificação: 09/09/2022 16h39

O Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, participou nesta sexta-feira (9) da reunião de Programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), coordenada pelo Banco do Nordeste. O evento, que ocorreu no Sebrae, contou também com a participação do presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, e teve como objetivo discutir questões estratégicas importantes para os setores econômicos na Paraíba, bem como consolidar contribuições visando à definição das projeções de financiamento com a fonte FNE para o próximo ano.

Com a palestra "Projetos estratégicos e tendências econômicas para o Estado", o secretário destacou que a Paraíba atualmente conta com Capag A em classificação de crédito no Tesouro Nacional, o que atesta maior probabilidade do estado em pagar suas dívidas e, por conseguinte, mostra para investidores quão seguro é o local para investir.

Além disso, Gilmar Martins também destacou que a Paraíba é um dos estados líderes na projeção de crescimento do PIB, junto o estado de Sergipe, de acordo com estudo da MB Associados Análise Macroeconômica, com uma projeção superior a 4%. Em vistas a um desenvolvimento econômico sustentável, algumas ações realizadas pelo Governo e ressaltadas pelo secretário durante sua apresentação destacou o Polo Turístico Cabo Branco; a dragagem e aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo; as estradas para o desenvolvimento; as obras de requalificação do aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres no município de Patos; a construção de barragens; o arco metropolitano de Campina Grande; os Centros Integrados de Comando e Controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos; entre outros.

Ainda, o Governo da Paraíba conta hoje em dia com uma carteira de projetos para parceria público-privada, com projetos como as Centrais de Abastecimento; a Ponte Sobre o Rio Paraíba; os sistemas de geração de energia fotovoltaica; e o Paraíba Saneada voltado à ampliação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; entre outros.

O gerente executivo de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste, Izidro Soares, ressaltou ainda que essa proposta de orçamento trata-se de um piso. "Essas metas não são tetos, são pisos. Aparecendo mais projetos em cada área, o BNB certamente financiará", disse.

O superintendente estadual do BNB, por sua vez, João Nilton, destacou as principais diretrizes para do FNE, como 50% dos ingressos de recursos anuais para o semárido e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

A estimativa de recursos para o FNE 2023 é de um total de R$ 34,76 bilhões, o que representa um aumento de 30% sobre o valor do FNE 2022. Para a Paraíba, a projeção é de R$ 1.842.200, representando 5,3% do orçamento global. Entre as projeções sinalizadas pelas agências da Paraíba, destacam-se os setores de infraestrutura (R$ 550 mil), comércio e serviços (R$ 484 mil), pecuária (R$ 405 mil) e indústria (R$ 200 mil).