Notícias

Secretário de Planejamento participa de painel em Fórum Conjunto Consad/Conseplan

publicado: 31/07/2020 13h28, última modificação: 31/07/2020 13h28
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, participou, nesta quinta-feira (30), de painel realizado no Fórum Conjunto do Consad e Conseplan (114º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e LXXXI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento), que pela primeira vez acontece de forma remota.

O secretário mediou o painel "Panorama Europeu e Latino Americano: Politicas de Reactivacion en Alc y Europa para la Cohesion Social", que teve como palestrante Fernando de La Cruz Prego, responsável pelas finanças públicas da Eurosocial - rede de cooperação social, de iniciativa da Comissão Europeia para atuar nos países da América Latina em intercâmbio de experiências. O evento terá continuidade nesta sexta-feira (31) com a realização de mais dois painéis, sobre Finanças Públicas e Gestão Baseada em Evidências, também com transmissão ao vivo pelo youTube. 

Após a explanação do Dr. Fernando de La Cruz Prego, Diretor de Finanças Públicas para Políticas Eurosociais e de Reativação na ALC e Europa, o Secretário Gilmar Martins destacou a semelhança dos desafios a serem enfrentados pela América Latina e Caribe - ALC e a Europa, tais como tripla crise: oferta, demanda e novas soluções financeiras; políticas para mitigar os efeitos sociais e econômicos do coronavírus (crédito público às empresas, renda mínima para os cidadãos, redução de impostos); políticas de reativação: industrial, inovação, digital, economia verde, bem como a necessidade de financiamento extraordinário para revitalizar a economia e atender às necessidades sociais.