Secretário de Planejamento participa de encontro trimestral do Conseplan

publicado: 14/04/2023 16h59, última modificação: 14/04/2023 16h59

O secretário Gilmar Martins participou, nos últimos dias 16 e 17 de março, do LXXXV Fórum Nacional, encontro trimestral, que trouxe, como maior debate, as ações de planejamento e gestão voltadas às políticas públicas do país.

A programação contou com a condução do presidente do CONSEPLAN, Fabrício Marques, a participação especial da ministra do planejamento, Simone Tebet, além dos secretários de planejamento dos 27 estados brasileiros. O debate aberto trouxe a preocupação com os problemas de desigualdade, fome, educação, economia e estrutura social da população brasileira.

A ministra Simone Tebet reforçou a importância do planejamento na execução de políticas públicas eficientes. “O planejamento vem antes do orçamento, exatamente para que nós possamos gastar bem o pouco que nós temos. O cobertor é curto, mas ele é suficiente para atender as necessidades mais básicas da população brasileira”, destacou a ministra.

A discussão trouxe estratégias e planos de ação para melhorar, através de novos programas, as políticas públicas para o desenvolvimento do país.

O Secretário Gilmar Martins, falou em nome da região Nordeste, ocasião em que ressaltou a importância da reestruturação do Ministério do Planejamento para construção da política de desenvolvimento econômico e social nacional, bem como da necessidade de se estabelece um Planejamento Estratégico de Longo Prazo para o país.

"Tivemos um balanço muito positivo neste primeiro dia de encontro, onde aprofundamos discussões sobre políticas públicas, a fim de levar boas novas e inovação aos estados do Brasil", destacou Fabrício Marques, presidente do CONSEPLAN e Secretário do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento do Estado de Pernambuco.