Secretário de Planejamento destaca inovações em gestão pública da Paraíba em congresso

publicado: 17/03/2022 23h45, última modificação: 17/03/2022 23h45

Gilmar Martins em Congresso de Gestão Fiscal do RN

Representando o governador João Azevêdo, líder da câmara temática de gestão pública e inovação tecnológica do Consórcio Nordeste, o secretário de planejamento, orçamento e gestão da Paraíba Gilmar Martins participou, nesta quinta-feira (17), do 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (CONGESP/RN), na qualidade de conferencista abordando o tema "Inovação Tecnológica e Políticas Públicas no Nordeste".

Além de destacar o Brasil em sua perspectiva mundial, como sétimo país do mundo em maturidade em relação ao governo digital de acordo com estudo elaborado pelo Banco Mundial, Gilmar Martins ressaltou as boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica no Nordeste, como o portal de compras governamentais e o zoneamento ecológico econômico do Maranhão; a modernização da gestão imobiliário do patrimônio público do Rio Grande do Norte; e o Programa de Popularização da Ciência do Ceará.

No que diz respeito à Paraíba, o secretário destacou que o estado alcançou o 1º lugar no ranking nacional de Oferta de Serviços Digitais pelo segundo ano consecutivo de acordo com o Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF – GTD.GOV / 2021. Ainda, que a política pública de ensino remoto implementada pela Estado da Paraíba a partir do ano letivo de 2020 obteve o melhor Índice de EAD (Fundação Getúlio Vargas) do Brasil – Paraiba Educa.

“A premissa é olhar a transformação digital tanto sob a ótica dos negócios de governo, quanto pelo uso da tecnologia e comunicação, mas, sobretudo, tendo por prioridade a satisfação dos usuários dos serviços públicos a partir de suas experiências”, disse.

Segundo ele, com o intuito da criação de uma infraestrutura adequada para possibilitar a transformação digital no estado e implementar o governo digital, algumas ações foram imprescindíveis, como a reestruturação da companhia de processamento de dados da Paraíba (Codata), com a implementação de ferramentas como o PBDoc, que otimizou a gestão e armazenamento de documentos; e a criação do Programa “Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, inspirando e integrando iniciativas de projetos inovadores que possam impulsionar a requalificação do Centro Histórico de João Pessoa.

Gilmar Martins destacou ainda políticas públicas do estado como o PBCar, que permite a racionalização e otimização de recursos públicos, com redução de cerca de 80% da frota própria de veículos; o Orçamento Democrático Digital; e a Jucep Digital. Na audiência do OD de 2021, o secretário destacou, houve o recorde de participações, com 337 mil sugestões de obras, programas, serviços e ações oferecidas por 148 mil pessoas que acessaram a plataforma digital de votação.

A Paraíba também participou da Mesa-Redonda "Projetos Inovadores do Nordeste" durante o 15º CONGESP/RN abordando a experiência do estado na transformação digital, tendo por painelista a servidora Indira Leitzke de Castro, Assessora da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Transformação Digital.

A Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Nordeste - Instituída pela Portaria nº 06/CIDSNE/PRES, de 04 de março de 2021, é um espaço qualificado de intercâmbio entre os agentes de Planejamento dos estados tem sido uma importante solução para a análise de Boas Práticas realizadas na região do Nordeste. São realizadas reuniões para a apresentação das iniciativas de sucesso referentes aos seguintes eixos temáticos: Planejamento Estratégico, Modernização da Gestão Pública, Gestão Financeira, Previdência e Inovação Tecnológica.