Secretário de Planejamento da Paraíba participa de Fórum do Conseplan

publicado: 03/12/2021 19h30, última modificação: 03/12/2021 19h30

O secretário de planejamento, orçamento e gestão da Paraíba, Gilmar Martins, participou, nesta quinta (2) e sexta-feira (3), do 83º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento. O evento ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, após um ano e oito meses de encontros virtuais em razão da pandemia. Durante o fórum, foi realizada a formação da nova diretoria do Conseplan, que passou a ter como presidente o secretário de planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, para o ano de 2022, e o secretário de planejamento, orçamento e gestão da Paraíba passa a fazer parte da diretoria como 2° vice-secretário.

Os gestores debateram temas como benefícios tributários, infraestrutura e piso nacional da educação, tendo como palestra de abertura do evento a pauta “Benefícios de Natureza Tributária no contexto da Emenda Constitucional - N° 109/21”, feita pelo diretor de Programas do Ministério da Economia, Bruno Pessanha Negris.

Conseplan 2021O secretário Gilmar Martins destacou que, em função da pandemia de Covid-19, os recursos do governo foram direcionados para a saúde e assistência social, priorizando, por exemplo, a segurança alimentar. "Como estamos superando esse momento, agora nós estamos passando a voltar o olhar para o planejamento do governo de forma a dar vazão a outras ações que tiveram o ritmo diminuído para priorizar a saúde e a assistência social, como a questão dos investimentos em infraestrutura", destacou.

Entre os palestrantes participaram Pricilla Maria Santana, subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Ministério da Economia; o diretor de Programas do Ministério da Economia, Bruno Pessanha Negris; o subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional do Ministério da Economia, Fábio Hideki Ono; a presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Maria Silva Carvalho; e o auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Cezar Dal Bosco.

CONSEPLAN - O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (CONSEPLAN) foi criado no final de 2006, como parte do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, a fim de ser responsável pelo estado de planejamento do desenvolvimento entre os secretários de vista Planejamento desenvolvimento conjunto do Estado da gestão pública e os desafios das políticas públicas de planejamento no Brasil.