Notícias

Secretário de planejamento apresenta dados do PIB para Farol de Desenvolvimento

publicado: 05/12/2023 15h22, última modificação: 05/12/2023 15h25
WhatsApp Image 2023-12-05 at 15.22.53.jpeg

O secretário de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, apresentou nesta terça-feira (5) os dados do PIB paraibano para integrantes do Farol de Desenvolvimeto da Paraíba, um movimento de liderança de vários setores da sociedade. O evento ocorreu no Atlantis Office, em João Pessoa.

O presidente do Farol de Desenvolvimento da Paraíba, Chico Nunes, destacou que uma das razões que motivou a criação do Farol foi a oportunidade de dialogar de maneira positiva, dando as mãos ao sistema produtivo e empresariado do estado. "Nossa missão é construir a Paraíba que queremos, com oportunidades para todos e por isso é tão importante que tenhamos a oportunidade de dialogar com o primeiro escalão do governo, principalmente com a área econômica e social, aqui representada pelo secretário Gilmar Martins", destacou.

O secretário Gilmar Martins, por sua vez, destacou os potenciais de desenvolvimento para o estado para que continue crescendo. "Os números que divulgamos, com a chancela do IBGE, mostram que estamos no caminho certo, e que mesmo durante um período que teve diversos entraves, como a pandemia, conseguimos avanços importantes, como o aumento do PIB em valores nominais, de R$ 67 bilhões em 2019 para R$ 77 bilhões em 2021", destacou.

Entre os dados destacados, o secretário frisou que no comparativo com os estados do Nordeste, a Paraíba continuou na 6ª posição, porém a taxa de crescimento aumentou 9,9% pontos percentuais, taxa superior a da região Nordeste (4,3%) e a do Brasil (4,8%).

Em relação aos setores econômicos, no valor adicionado bruto, em 2021 os serviços representaram 80,4% seguindo como tradicionalmente o setor que possui maior peso na economia paraibana. Em seguida vem a indústria, que corresponde a 14,9%, e a agropecuária, com 4,7% da economia do estado.

O Farol - O Farol do Desenvolvimento da Paraíba, foi criado em junho de 2022, é um movimento formado por representantes dos setores da indústria, comércio, agropecuária, universidades, turismo, serviços e sociedade organizada.