Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão participa do Fórum da Abdib

publicado: 23/08/2019 12h03, última modificação: 23/08/2019 12h03

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, participou, nessa quinta-feira (22), do painel 'Projetos de Parcerias Público-Privada (PPPs) e concessões do Nordeste', durante o Fórum de Infraestrutura Regional realizado pela Abdib, em Teresina, com representantes dos estados do Nordeste. Destacando áreas com importantes oportunidades de parcerias, desde as concessões possíveis no Polo Turístico Cabo Branco, à possibilidade de construção de uma siderúrgica na Paraíba devido à quantidade de minério de ferro encontrado no estado. O secretário fez um breve relato das oportunidades de PPPs e Concessões no território paraibano.

“Nós não temos nenhuma PPP firmada atualmente a não ser em relação gestão dos terminais rodoviários mas, sem dúvidas, temos inúmeras potencialidades”, destacou o secretário Gilmar Martins. Segundo ele, a maior oportunidade que há, atualmente, no estado, diz respeito ao Polo Turístico Cabo Branco, que conta com uma área para construção de resorts, cujas obras já devem ter início no próximo ano, além de um amplo espectro para investimentos na área de lazer, como a construção de um parque aquático. “Lá, já existe toda infraestrutura, desde fibra ótica, água, esgotamento sanitário e energia”, pontuou.

Gilmar Martins também destacou que, assim como outros estados do Nordeste, a Paraíba conta com um grande potencial de energia eólica e solar. “Na Paraíba, nós pensamos na construção de uma usina, que forneça energia para as próprias demandas do governo, atendendo a demanda das próprias repartições e equipamentos públicos, com a possibilidade do excedendo ser direcionado à rede de distribuição”, explicou.

Além disso, o secretário destacou, ainda, a construção do estaleiro de reparos navais, no município de Lucena, com destaque para construção da ponte interligando os municípios de Lucena e Cabedelo; o potencial voltado à agricultura e ao agronegócio, graças ao Canal Acauã Araçagi, que permite a irrigação das terras de forma perene; e, ainda, a oportunidade de ser construída uma siderúrgica na Paraíba, devido à quantidade de ferro encontrado no território.

Pela manhã, o governador João Azevêdo participou do Fórum da Abdid, oportunidade em que apresentou aos participantes do Fórum os potenciais econômicos e turísticos do Estado e os investimentos do Governo em infraestrutura, recursos hídricos, ciência e tecnologia.

Edição Nordeste do Abdib Fórum
- A edição Nordeste do Abdib Fórum – Infraestrutura Regional teve o objetivo de promover um diálogo qualificado com importantes agentes do setor público e privado em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos da Região Nordeste.