Reunião do Conselho Gestor do Funcep analisa execução orçamentária e aprecia projetos

publicado: 09/04/2024 22h19, última modificação: 09/04/2024 22h19

Reunião Funcep

O conselho gestor do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), presidido pelo secretário Gilmar Martins, realizou nesta segunda-feira (8) a segunda reunião ordinária do ano. Entre as pautas discutidas, estão a aprovação da ata da última reunião, análise da execução orçamentária e financeira até março de 2024, apreciação de projetos da Sedap e apresentação dos resultados alcançados pelo projeto executado pela Empaer.

O secretário Gilmar Martins destacou que a execução orçamentária do primeiro trimestre do Funcep com arrecadação de R$ 27,6 milhões, valor aquém do previsto para o período de R$ 29,5 milhões. "Vamos aguardar mais um pouco para ver o comportamento da arrecadação para decidirmos se haverá necessidade de contingenciamento de algum projeto. Como fazemos reunião a cada bimestre, poderemos fazer uma análise mais criteriosa no próximo encontro".

A Empaer apresentou os resultados do projeto de fortalecimento da caprinovinocultura de produtores de base familiar no estado da Paraíba, tendo como objetivo principal a transferência de embriões. O projeto possuiu como metas transferir 410 embriões de caprinos; formar um banco de reprodutores e matrizes para servir de base aos programas de melhoramento genético por meio da transferência de embriões e inseminação artificial; e apoiar o fortalecimento da caprinovinocultura no Estado da Paraíba por meio da inserção de material genético superior em rebanhos de agricultores familiares.

“Considera-se que este projeto trará benefícios concretos para os agricultores de base familiar proporcionando-lhes melhores condições de vida, por meio de maior renda na atividade, com consequente mitigação da pobreza no Estado da Paraíba, nesse segmento da caprinocultura de leite e corte e a ovinocultura de corte", disse Fábio José Lins Silva.

Participaram da reunião, além do presidente do Conselho, Gilmar Martins, os seguintes representantes de órgãos: Pollyana Meira (SEE), Antônio Ramon Teófilo (SEDH), Walker Sinésio (SETDE), Maria de Fátima Agra (UFPB), Cristiano Amarante (Arquidiocese), Jonas Pereira (Cimbeb), Rejane Marta (Cendac), Francisco Alessandro Alves (Sefaz), Fábio José Lins da Silva (Empaer) e Larissa Kellen da Cunha (Empaer).