Planejamento, Controle e Inclusão Social no Contexto do SUS: secretário de planejamento profere palestra em encontro da Ebserh

publicado: 05/12/2023 07h12, última modificação: 05/12/2023 07h12

O secretário de planejamento, orçamento e gestão da Paraíba, Gilmar Martins, participou nesta segunda-feira (4) do "Encontro das Divisões Administrativas e Financeiras" reunindo 280 profissionais das áreas financeira e contábil dos hospitais universitários e da sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) O evento teve como objetivo, a partir da troca de experiências e de atividades formativas, aprimorar o exercício das funções relacionadas à área e a melhoria na tomada de decisão.

Para o vice-presidente da Ebserh e presidente em exercício, Daniel Beltrammi, o aproveitamento de experiências contribui para o aperfeiçoamento constante da lei nº 14.133/2021, permitindo que o regulamento interno de compras da estatal possa refletir a agilidade, a efetividade e a proteção do interesse público.

“Vamos estar à disposição para nos adaptar, mudar nossos processos para estar em linha com as melhores práticas. A gente precisa ajudar o estado brasileiro a se repensar e inovar. A Ebserh, por si só, é um traço dessa inovação. Essa empresa tem 60 mil pessoas na sua operação, 8500 leitos e 41 unidades hospitalares. Nós não vamos terminar o primeiro trimestre de 2024 sem mudar esse número de unidades e de pessoas”, destacou Beltrammi.

Com o tema “Planejamento, Controle e Inclusão Social no Contexto SUS”, o secretário Gilmar Martins destacou o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão por Resultados, que prevê as seguintes etapas: diagnóstico (coleta e análise de indicadores sociais e econômicos); análises (dos condicionantes, tendências e potencialidades); avaliação de planos setoriais e outros planos; planejamento estratégico (20 anos com definição de metas e indicadores); definição da carteira de projetos; e elaboração dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO, LOA) com foco na gestão por resultados.

"Vencida a etapa do planejamento, se faz necessário a gente pensar na execução, onde se faz muito importante uma ferramenta que nos permita controlar o que foi planejado e analisar o comportamento de indicadores", destacou Gilmar Martins, além de ressaltar a importância de se pensar nas forças e fraquezas e ficar atento às oportunidades e ameaças, para construir e ampliar a rede de serviços de saúde com a implementação de boas práticas na administração, para atender as demandas da população.

Programação - Integram a programação do evento painéis, palestras e apresentações de boas práticas dos hospitais. Dentre os temas abordados, além da palestra do secretário Gilmar Martins, está “Informação de custos como instrumento de gestão hospitalar”, pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fabíola Sulpino Vieira.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.