Paraíba participa de debate sobre políticas públicas em evento nacional com a ministra do Planejamento

publicado: 15/12/2023 18h38, última modificação: 15/12/2023 18h39
WhatsApp Image 2023-12-15 at 11.31.14.jpeg

O secretário de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, participou nesta terça (12), quarta (13) e quinta-feira (14) do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, em Brasília. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), o fórum ocorreu no formato de painéis. A proposta foi troca de experiências, esclarecimentos sobre financiamentos públicos federais, permitindo o compartilhamento de boas práticas implantadas nos estados voltadas à gestão estratégica das políticas públicas e do orçamento.

A programação contou com a apresentação de nove painéis que abordaram diversos temas que norteiam a pauta central da reunião, como: Investimentos Estratégicos, Agendas Transversais e Multissetoriais no Orçamento da União, Perspectivas de Impacto nos Orçamentos Estaduais, Transformação Digital como Estratégia de Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, utilizando recursos tecnológicos e boas práticas e Fontes de Financiamento para a Modernização dos Sistemas de Planejamento Público.

Para o secretário Gilmar Martins, o evento foi muito importante, pois além do compartilhamento de ideias e projetos entre os representantes dos estados e do governo federal, a Ministra Simone Tebet (MPO) anunciou que a partir do próximo ano, irão se iniciar os trabalhos visando a elaboração do planejamento de longo para o país, e que conta com a participação dos secretários estaduais de planejamento, pauta que propomos na nossa primeira reunião do ano.

Conseplan - Criado em 2006, O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan) é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e dos órgãos correlatos. O conselho atua como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participando da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público. Seus encontros presenciais são trimestrais e sediados alternadamente entre as capitais de Estados. O encontro, que ocorre trimestralmente, reúne gestores e técnicos de todas as unidades federativas para aprofundar temas significativos ao bom andamento das gestões dos Estados.