Orçamento Democrático Estadual empossa conselheiros da região de Pombal

publicado: 18/12/2023 21h20, última modificação: 18/12/2023 21h20

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) empossou, na última semana na cidade de Pombal, conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual da 13ª Região Geoadministativa, eleitos no último processo eleitoral, para o mandato de dois anos. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Cidadã Integral Técnica Mons. Vicente de Freitas. A região de João Pessoa elegeu 24 conselheiros regionais.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, falou sobre o encerramento do ciclo de posses dos conselheiros. “Essa foi a última turma de conselheiros empossados, após percorrermos as 14 Regiões do Estado, abrindo esse mandato que terá a duração de dois anos.  Só podemos agradecer a todos os novos conselheiros, pela vontade e iniciativa de fazer e construir uma Paraíba melhor para toda a nossa população. O trabalho continua e juntos iremos construir diálogos diversos, democráticos e com a participação da população”, disse Júnior Caroé.

O conselheiro empossado, José Gedeão, da cidade de Condado falou sobre a expectativa para o mandato. “Fomos eleitos num espaço democrático, pela sociedade civil, e expectativa que eu tenho para esse momento é que realmente nós consigamos representar essa sociedade, respondendo a expectativa nos dada por ela e com muita seriedade vamos dialogar, reivindicar e construir junto ao governo”, disse o conselheiro.

Outra conselheira empossada da cidade de Pombal, Andréia Araújo, falou sobre o que espera do mandato. “Essa é a primeira vez em que sou eleita conselheira do ODE. Como jovem, acredito que a juventude deve estar engajada e tem muito a dizer. Espero desenvolver um bom mandato, representando não somente a sociedade, mas contribuindo para o governo de forma igualitária”, disse a conselheira Andréia.

Também participaram da solenidade, Vicente Tertuliano, representado a prefeita de São Domingos, Aniele Krila, secretária de Saúde, representado o prefeito de Cajazeirinhas e Fabiniano Terceiro, secretário do Meio Ambiente, representando o prefeito de Paulista.

O processo eleitoral do Conselho Regional do Orçamento Democrático Estadual elegeu 453 novos conselheiros, das 14 regiões, representantes de 192 municípios e aconteceu durante o período das audiências públicas regionais do ODE, envolvendo a participação de candidatos dos 223 municípios paraibanos.

O mandato será de 02 (dois) anos, voluntário, não remunerado, sem qualquer vinculação funcional junto ao Governo da Paraíba. O conselho do Orçamento Democrático é responsável por acompanhar as obras, ações e serviços do governo, e ser um intermediário direto entre o governo e a sociedade civil.