Notícias

Gilmar Martins destaca exemplo da Paraíba com uso de marcadores em instrumentos de planejamento em reunião do Conseplan

publicado: 10/08/2023 18h52, última modificação: 10/08/2023 18h52

Reunião Conseplan

O secretário de planejamento, orçamento e gestão da Paraíba, Gilmar Martins, participou nesta quinta-feira (10) da reunião do Conselho dos Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan) em Brasília. A agenda contou com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

De acordo com a ministra Simone Tebet, o PPA do governo federal pela primeira vez terá marcadores, metas e indicadores para que possa ser acompanhado com transparência pela sociedade. Tebet disse que no PPA o governo federal parou para ouvir a população e isso foi fundamental. Segundo ela, o PPA deixou uma “grande porta aberta”. Ela ponderou que a crise de representatividade se instalou no país pela ausência da participação popular e porque faltou sinergia entre “o que a gente faz e o que povo quer que seja feito”.

Já o secretário Gilmar Martins destacou que na Paraíba o PPA já conta com uma instância participativa e que no orçamento existem marcadores que possibilitam o cidadão saber quais propostas advindas da sociedade foram incorporadas e o estágio de execução. “Fazer planejamento a partir de dados e evidências é importante, mas ouvir a população é fundamental”, disse Gilmar Martins.

O encontrou contou também com a participação da secretária nacional de planejamento, Leany Lemos, com o tema "Estratégias, desafios e inovações do Plano Plurianual 2024-2027"; a secretária de assuntos internacionais e desenvolvimento, com o tema "Financiamento externo como ferramenta para o desenvolvimento"; a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Luciana Servo, que destacou a reforma tributária, e discussões com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).