Diretor da Seplag participa de Seminário sobre o Planejamento Estratégico da SES

publicado: 31/01/2023 11h44, última modificação: 31/01/2023 11h44

O diretor de planejamento da Seplag, Jakson Amâncio, participou nesta terça-feira (31) do I Seminário 2023 sobre o Planejamento Estratégico da SES para elaboração do Plano Estadual de Saúde 2024/2027, no auditório da Funad. O evento contou com a participação de gerências operativas, chefes de núcleos, técnicos e demais setores da SES.

O secretário executivo de Redes de Unidades Hospitalares da SES, Ari Reis, destacou a importância do planejamento para que se possa, cada vez mais, universalizar o SUS. "Aproximar o serviço de referência dos nossos usuários é o caminho central para conseguir essa universalidade, de um SUS de qualidade, resolutivo e acessível a toda nossa população", afirmou.

Já o diretor de planejamento da Seplag, Jakson Amâncio, ressaltou a importância do planejamento como ferramenta imprescindível para a saúde. "Trabalhando em cima de realidades postas, podemos verificar os cenários que estão no nosso dia a dia e que precisam da nossa intervenção. Nossos instrumentos de planejamento não são apenas peças orçamentárias, são instrumentos de planejamento público, que precisam conversar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU", frisou.

O diretor apresentou ainda o ciclo do planejamento estratégico da Paraíba 2024-2027, construído através dos seguintes eixos: indicadores de desempenho, subsídios à gestão, semáforo de políticas estratégicas e matriz SWOT de políticas públicas. A partir do plano, foram mapeados os "semáforos de políticas estratégicas", e todos os indicadores positivos foram considerados como forças ou fraquezas, enquanto políticas internas, e como oportunidades e ameaças, enquanto políticas externas.

As estratégias, por sua vez, de acordo com o ciclo apresentado, se dividem entre estratégias altas, médias e baixas, sendo respectivamente: problemas específicos apontados pelos indicadores diretamente interligados aos planos e políticas públicas estaduais; aquelas prioridades em que o estado pode repartir com o município; e política pública municipal, em que o estado pode entrar como parceiro.

"É importante que lembremos sempre da necessidade de indicadores que permitam avaliar cada programa e que conversem com as políticas públicas do estado. E por isso, ainda mais, é fundamental que tenhamos metas regionalizadas. Essa é a única forma que temos de homogeneizar e chegar aos quatro cantos da Paraíba", pontuou Jakson Amâncio.

O PPA e o planejamento para a sociedade - Durante a apresentação, o diretor Jakson Amâncio ressaltou também a importância central das políticas públicas para o planejamento estratégico do estado e a construção do PPA.

Consideram-se como políticas públicas as ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal, sendo medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem estar da população. O PPA, por sua vez, declara as escolhas do governo e da sociedade; indica os meios para a implementação das políticas públicas; e orienta taticamente a ação do Estado para a consecução dos objetivos pretendidos. Por fim, o planejamento estratégico diz respeito à escolha de políticas públicas capazes de sanar gargalos e promover mudança nos problemas enfrentados pela sociedade; e soluções viáveis e que atendam as demandas prioritárias.