DIREGE

 

             A Diretoria Executiva de Gestão Estratégica e Captação de Recursos (DIREGE) tem, como uma de suas principais atribuições, contribuir com a execução de políticas e ações de gestão estratégica do Governo. Além disso, a diretoria é também responsável por acompanhar o andamento de operações de crédito firmadas com o BNDES e a execução dos instrumentos firmados pelos órgãos do Governo do Estado por meio de transferências da União (convênios, contratos de repasse e termos de compromisso).

Desde 2015, o estado da Paraíba faz parte da Rede +Brasil, que é uma rede de governança colaborativa para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, por meio da Plataforma +BRASIL, antigo Sistema de Convênios - SICONV. A Rede +BRASIL atua em três eixos fundamentais:

•   melhoria da gestão nos processos;

•   capacitação dos usuários da Plataforma +BRASIL; e

• comunicação e transparência das transferências da União executadas na Plataforma.

            A DIREGE administra o cadastramento do Ente Estado da Paraíba e seus servidores usuários do sistema na Plataforma +Brasil e monitora as transferências voluntárias da União para o Governo do Estado da Paraíba, acompanhando e auxiliando na solução de problemas técnicos observados na execução dos objetos pelos órgãos executores. São elaborados relatórios periódicos sobre o andamento dos convênios, contratos de repasse e termos de compromisso, com base nos dados fornecidos pela Plataforma +Brasil, Portal da Transparência Federal e CEF.

            Ainda com relação às transferências da União, a DIREGE também atua na área de capacitação, realizando turmas presenciais de capacitação na proposição, execução e prestação de contas de convênios e contratos de repasse usando a Plataforma +Brasil, em parceria com a ESPEP – Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba.

          Também faz parte da DIREGE a Gerência Executiva do Sistema Integrado de Gestão, responsável pelo gerenciamento do SIGO – Sistema Integrado de Gestão de Obras, sistema relativo ao cadastro das obras executadas pelos órgãos do Governo do Estado, suas medições e que permite a liquidação dos empenhos das medições dessas obras para pagamento no SIAF.