Agricultura familiar: prefeitos assinam contratos de equipamentos recebidos

publicado: 17/06/2021 17h59, última modificação: 17/06/2021 17h59
por Mano de Carvalho
14-06-21 Entregas dos Kits do PAA foto-manodecarvalho (71) (Copy) (Copy).jpg
14-06-21 Entregas dos Kits do PAA foto-manodecarvalho (239) (Copy) (1).jpg
14-06-21 Entregas dos Kits do PAA foto-manodecarvalho (232) (Copy).jpg
14-06-21 Entregas dos Kits do PAA foto-manodecarvalho (224) (Copy).jpg
14-06-21 Entregas dos Kits do PAA foto-manodecarvalho (182) (Copy).jpg
14-06-21 Entregas dos Kits do PAA foto-manodecarvalho (144) (Copy) (Copy).jpg

Após entrega simbólica de 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de equipamentos que irão modernizar as Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar, realizada pelo governador João Azevedo, no último dia 07. A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, iniciou, nesta semana, o processo de assinatura dos contratos e entrega dos equipamentos para os 84 municípios contemplados. A ação acontece no Centro de Convenções, em João Pessoa.

A secretária executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, disse ser gratificante ver o encantamento dos prefeitos ao receberem os caminhões e os equipamentos. “Participar efetivamente da entrega é muito importante. Ver essa parceria do Governo do Estado com esses municípios só mostra o diferencial de uma gestão sensível e comprometida. Estamos passando por um momento difícil do país e sabemos que o PAA é um diferencial para o pequeno agricultor. A distribuição dos alimentos decorrente do Programa está beneficiando quem tem fome”, enfatiza a Secretária.

A secretária comentou ainda que os equipamentos irão qualificar as centrais de recebimentos do PAA. “Essa é uma responsabilidade que temos, para que possamos chegar cada vez mais inclusivos e dar a possibilidade de parcerias que facilitem a vida do agricultor no campo”, conclui.

A prefeita de Itapororoca, Elissandra Brito, ressaltou a alegria e a gratidão ao governador João Azevedo e disse que o investimento na agricultura só vem engrandecer toda a população. “Uma ação grandiosa dessa vem beneficiar o município, principalmente nesse momento de pandemia, em que os agricultores precisam do nosso apoio e esses equipamentos que recebemos irão facilitar o escoamento dos produtos, como também, possibilitarão maior precisão e agilidade na distribuição dos alimentos que são imprescindíveis para as famílias que mais precisam”, afirmou a prefeita.

Melquiades Nascimento, prefeito de Mulungu, declarou que é muito mais importante que qualquer outra ação que viesse a chegar a nosso município. “São pequenos agricultores, pequenos produtores que produzem e vendem para o município, e não tínhamos como dar apoio para escoar suas produções. Primeiro de comprar, e segundo faltava apoio logístico. E agora com esses equipamentos distribuídos pelo Governo do Estado, com certeza Mulungu se sente muito feliz. Os mulunguenses por receber esse presentão que  ajudará na distribuição para as pessoas mais carentes que iremos atender, e que precisam das ajudas do Governo Estadual e Municipal”.

O prefeito de Mataraca, no litoral norte da Paraíba, Egberto Madruga, parabenizou o governador João Azevedo por essa ação, que diz ser bem-vinda. “Trata-se de uma ação social num momento que estamos enfrentando todos os problemas da pandemia e sabemos da necessidade de atender a população mais carente e necessitada. E isso vem complementar sendo um apoio para nós prefeitos. Ficamos agradecidos porque essa ajuda chega numa hora oportuna”, considerou Egberto.

“É de grande importância para o município de Rio Tinto, que possui 26 povoados rurais, nos quais fazemos aquisição de produtos da merenda escolar, e ainda para dotar nosso Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de infraestrutura necessária quando da aquisição de alimentos do PAA. O município de Rio Tinto agradece ao Governo Estadual e Federal, por essa brilhante iniciativa, que irá garantir ao nosso município condições para que possamos não só adquirir, mas transportar os alimentos da agricultura familiar quando da aquisição pelo município. Muito feliz o que demonstra a presença do governo estadual nos municípios”, declarou a prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbase.

Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil.

Atualmente na Paraíba, o PAA/CDS opera em 184 municípios, distribuídos nas 14 regionais do Estado e possui 1515 agricultores fornecendo alimentos para a proposta em execução. Comparada à proposta anterior, houve um acréscimo orçamentário de 660% e aumento em mais de 300% da área de atuação do programa, demonstrado avanços significativos para a redução da desigualdade social e erradicação da fome e pobreza.