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Sedh realiza formação em atendimento para servidores da Casa da Cidadania de Jaguaribe

publicado: 12/09/2024 15h57, última modificação: 12/09/2024 15h57
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Fotos: Alberto Machado
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 A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) realizou, nesta quinta-feira (12), palestras de formação para os servidores da Casa da Cidadania de Jaguaribe, na Capital, sobre o atendimento ao público com deficiência e também a importância da documentação civil.

O objetivo foi capacitar ainda mais os profissionais quanto ao atendimento prioritário para as pessoas com deficiência, otimizando o funcionamento dos serviços no local; e conscientizar sobre a importância da documentação civil.

As palestras foram ministradas pela coordenadora estadual de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, Emília de Oliveira e a representante da Secretaria no Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, Rosângela Costa Assunção.

Emília Oliveira levou informações acerca da forma correta de tratamento para com as pessoas com deficiência, como: a importância de não realizar múltiplos atendimentos; de informar bem o que será realizado antes de iniciar o atendimento; de nunca deslocar a cadeira de um cadeirante sem antes pedir permissão, etc.

Já Rosângela Assunção tratou da importância da documentação civil, enquanto direito humano, instrumento primeiro para o reconhecimento da cidadania e passo inicial para o acesso aos programas e projetos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais. É através do Registro Civil de Nascimento (RCN) que o cidadão tem acesso aos documentos básicos: Carteira Nacional de Identificação (CNI), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).