SEDH e Coegemas realizam reunião da CIB e discutem Cofinanciamento

05-09-2019 Reunião CIB 144ª - fotos Luciana Bessa (79).JPG
05-09-2019 Reunião CIB 144ª - fotos Luciana Bessa (40).JPG
05-09-2019 Reunião CIB 144ª - fotos Luciana Bessa (54).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) realizou nesta quinta-feira, (5), a sétima reunião do exercício 2019 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas), que teve como principal ponto de pauta a apresentação do Cofinancimanto Estadual 2019, que prevê o repasse de cerca de R$ 6 milhões para os municípios.

Representando a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, a diretora do Sistema Único da Assistência Social da SEDH, Jaciana Magalhães saudou  os representantes municipais, destacando que "apesar do momento e da conjuntura de dificuldades por que passa o país, sobretudo os municípios dos estados nordestinos com cortes no orçamento, o Governo da Paraíba segue avançando na implementação e manutenção da Política de Assistência Social. E enquanto se imaginava uma possível redução nos recursos destinados aos Programas Socioassistenciais, o governador João Azevedo, por meio da SEDH, elevou em cerca de 20% os recursos destinados ao Cofinanciamento 2019".

Jaciana Magalhães, lembra também que "a CIB reúne gestores estadual e municipais da Política de Assistência Social, sendo um espaço de discussão, negociações e pactuações entre Estado e Municípios para operacionalização da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na perspectiva de avançar, construir e garantir o acesso do cidadão aos seus direitos socioassistenciais. Num cenário de cortes, que representam um grande retrocesso de conquistas adquiridas com muita luta. E a reunião da Comissão representa a resistência e o reconhecimento dos gestores da municipais de assistência, e do Governo do Estado, - através da SEDH - que irá manter a assistência social em pauta, e avançar mesmo diante de todos os desafios".

A secretária municipal de Assistência Social de Itaporanga e presidente do Coegemas, Naura Ney Ferreira, avalia "de extrema importância para os municípios, lembrando que a Paraíba continua executando políticas de assistência social, elevando inclusive os recursos investidos, enquanto que muitos estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso, não possuem cofinanciamento. Vários deles ainda estão discutindo a criação de lei com esse intuito".