Notícias
Sedh desenvolverá plano de busca ativa do CadÚnico junto aos 223 municípios
Elaborar um plano para execução junto aos 223 municípios de busca ativa daquelas pessoas com perfil para integrar o Programa Bolsa Família, e que não estão sendo atendidas pelo Programa; bem como identificar aquelas que atualmente integram o Programa sem possuir perfil para tal. Essa foi uma das deliberações pactuadas na 177ª reunião da Comissão Intergetores Bipartite-CIB/PB, realizada nesta segunda-feira, (17), em João Pessoa, que reuniu dezenas de gestores e técnicos dos municípios do Estado.
A coordenadora da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social (CIB/PB) e secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, fez um relato dos temas discutidos nas reuniões da Câmara Temática da Assistência do Consórcio Nordeste, realizadas em Brasília, da qual é vice-presidente. E quatro eixos estão em discussão: apoio técnico financeiro(cofinanciamento) visando auxiliar nas ações desenvolvidas pelos municípios; elaboração e desenvolvimento de projetos voltados a Primeira Infância; projeto de inclusão produtiva, Aprender a Empreender, com aporte de até R$ 22 mil para que as famílias possam empreender; aporte financeiro para implemento de CapacitaSUAS, contemplando ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (PNAS), que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS, além potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.
“Realizar a busca ativa do CadÚnico é imprescindível. Precisamos conhecer quem são as pessoas mais pobres do nosso Estado, a situação do idoso, ter uma visão geral por meio de um diagnóstico regionalizado. A política pública de assistência não pode ser generalista, e apenas por meio dessa união com os municípios poderemos realizar uma assistência de qualidade, que chegue a quem mais precise, combatendo males como a fome e devolvendo, sobretudo, dignidade e cidadania. Esse é o nosso papel!”, declarou a secretária Pollyanna.
Já a secretária Municipal de Assistência Social e Habitação do município de Dona Inês e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PB), Sofia Ulisses, lembrou que “as reuniões das CIB são para a política de assistência social um dos principais espaços, pois é onde são pactuadas metas, serviços, programas, prazos e metodologias afetas à política. Dessa forma, ter a participação de gestores que representam as regiões do estado e a equipe de estado da Sedh compondo esse colegiado simboliza o fortalecimento da assistência social na Paraíba”, enfatizou.