Sedh desenvolverá plano de busca ativa do CadÚnico junto aos 223 municípios

17-04-23 Reunião da CIB Foto-Alberto Machado (2).JPG
17-04-23 Reunião da CIB Foto-Alberto Machado (3).JPG
17-04-23 Reunião da CIB Foto-Alberto Machado (14).JPG

Elaborar um plano para execução junto aos 223 municípios de busca ativa daquelas pessoas com perfil para integrar o Programa Bolsa Família, e que não estão sendo atendidas pelo Programa; bem como identificar aquelas que atualmente integram o Programa sem possuir perfil para tal. Essa foi uma das deliberações pactuadas na 177ª reunião da Comissão Intergetores Bipartite-CIB/PB, realizada nesta segunda-feira, (17), em João Pessoa, que reuniu dezenas de gestores e técnicos dos municípios do Estado.

A coordenadora da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social (CIB/PB) e secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, fez um relato dos temas discutidos nas reuniões da Câmara Temática da Assistência do Consórcio Nordeste, realizadas em Brasília, da qual é vice-presidente. E quatro eixos estão em discussão: apoio técnico financeiro(cofinanciamento) visando auxiliar nas ações desenvolvidas pelos municípios; elaboração e desenvolvimento de projetos voltados a Primeira Infância; projeto de inclusão produtiva, Aprender a Empreender, com aporte de até R$ 22 mil para que as famílias possam empreender; aporte financeiro para implemento de CapacitaSUAS, contemplando ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (PNAS), que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS, além potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.

“Realizar a busca ativa do CadÚnico é imprescindível. Precisamos conhecer quem são as pessoas mais pobres do nosso Estado, a situação do idoso, ter uma visão geral por meio de um diagnóstico regionalizado. A política pública de assistência não pode ser generalista, e apenas por meio dessa união com os municípios poderemos realizar uma assistência de qualidade, que chegue a quem mais precise, combatendo males como a fome e devolvendo, sobretudo, dignidade e cidadania. Esse é o nosso papel!”, declarou a secretária Pollyanna.

Já a secretária Municipal de Assistência Social e Habitação do município de Dona Inês e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PB), Sofia Ulisses, lembrou que “as reuniões das CIB são para a política de assistência social um dos principais espaços, pois é onde são pactuadas metas, serviços, programas, prazos e metodologias afetas à política. Dessa forma, ter a participação de gestores que representam as regiões do estado e a equipe de estado da Sedh compondo esse colegiado simboliza o fortalecimento da assistência social na Paraíba”, enfatizou.