Sedh conclui formação para profissionais das Casas Lares e de Passagem Regional

WhatsApp Image 2021-09-10 at 15.14.16.jpeg
WhatsApp Image 2021-09-10 at 15.05.32 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-10 at 15.06.51.jpeg

Os profissionais que atuam nos serviços regionalizados da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, nas Casas Lares e de Passagem Regional, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedh), concluíram nesta sexta-feira (10), a formação continuada sobre os serviços de acolhimento. Foram oito encontros, ministrado no formato híbrido (presencial e virtual) a fim de garantir acessibilidade dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para a gerente Operacional de Alta Complexidade, Roberta Cavalcanti Pires, “a formação contribuirá para o desenvolvimento de competências e qualificação da prática de intervenção profissional, com vistas ao aprimoramento das ações inerente aos serviços de acolhimento. O último momento formativo, que buscou trazer um resgate histórico da Política da Assistência Social, perpassando todos os níveis de complexidade, até a execução do serviço de acolhimento, suas competências, as articulações, funções e rotinas foi um momento de grande relevância”, completou.

Para Joilma de Oliveira dos Santos, assistente social da Alta Complexidade, “A formação com os/as profissionais se configurou em um espaço que propiciou muito mais que troca de conhecimentos.  A metodologia de ensino estimulou a participação, bem como a resolução de problemas e discussões em grupo sobre a organização dos serviços, além dos desafios e possibilidades que as equipes vivenciam em seus territórios. Os debates acerca dos direitos socioassistencias das pessoas acolhidas (crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias) cuja diretriz aponta a assistência social como direito para quem dela necessitar, e, principalmente que a Proteção Social Especial de Alta Complexidade deve garantir proteção integral", enfatiza.