Ações do Governo do Estado são destaque na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

publicado: 30/10/2023 13h25, última modificação: 30/10/2023 13h25
Fotos: Alberto Machado
26-10-23 Conferência Estadual foto-Alberto machado (197).JPG
26-10-23 Conferência Estadual foto-Alberto machado (150).JPG
26-10-23 Conferência Estadual foto-Alberto machado (43).JPG
26-10-23 Conferência Estadual foto-Alberto machado (195).JPG
26-10-23 Conferência Estadual foto-Alberto machado (180).JPG
26-10-23 Conferência Estadual foto-Alberto machado (140).JPG

Os programas e projetos exitosos implantados pelo Governo do Estado na área de Segurança Alimentar e Nutricional foram referenciados positivamente, em diversos momentos, nos Grupos de Trabalho da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no auditório da Uninassau, em João Pessoa, nos dias 26 e 27 de outubro.

A ampliação do número de Restaurantes Populares com a instalação de seis novos restaurantes; a implantação do Tá na Mesa, presente atualmente em 147 municípios; e o Prato Cheio, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores em situação de rua e artistas de rua, foram algumas das menções a gestão estadual.

Também foi aprovada pela plenária da conferência, moção de aplauso parabenizando o Governo Estadual, através da Caisan, pela realização das seis Conferências Regionalizadas e da Conferência Estadual, oportunizando os movimentos sociais, a sociedade, gestores municipais, de órgãos estaduais e federais, discutirem a problemática da segurança Alimentar.

Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, o ciclo conferencial coordenado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PB) e pelo Governo do Estado, por meio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) foi, inicialmente, desenvolvido em seis etapas regionais: Cariri, Agreste, Brejo, Alto Sertão, Médio Sertão e Litoral. Da etapa estadual sairão propostas e serão eleitos delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 11 a 14 de dezembro próximo

Na ocasião da abertura, ausente devido agenda na capital federal, o Governador João Azevêdo, por vídeo, saudou os participantes da Conferência e reafirmou o compromisso do Governo do Estado. “A Segurança Alimentar é uma das políticas públicas que sempre estará no nosso foco, e a cooperação da sociedade civil e de entidades representativas que atuam no setor é fundamental para que possámos aperfeiçoar nossas ações. Que desta conferência saiam ótimas ideias e debates para que juntos possámos erradicar a fome, assegurar o direito da comida na mesa e a redução das desigualdades socias”, enfatizou.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PB), Arimatéia França, foram mais de 1.300 participantes nas seis etapas regionais, que se mobilizaram e discutiram as questões da Segurança Alimentar no Estado. “Nosso grande desafio é contribuir com os municípios, Estado e Governo Federal apontando para a construção de políticas públicas que garantam o direito humano ao alimento de qualidade e em quantidade nas mesas de todos os paraibanos, independente de idade, credo ou de posição política”, afirmou o presidente.

Integrante da mesa que discutiu as Orientações metodológicas e questões norteadoras para os Grupos de Trabalho, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e presidente da Caisan-PB, Pollyanna Dutra, analisou a realização da 6ª Conferência, “a Conferência Estadual é o fortalecimento da democracia, que de forma descentralizada e regionalizada aconteceram as conferências. Foi feito esse diálogo com a Paraíba toda, numa construção de forma coletiva, com toda população, do Sertão ao Litoral, e hoje é a consolidação de tudo que foi discutido, construído na conferência Estadual. Com a presença de representantes do Consea Nacional para validar a construção feita anteriormente pelas plenárias regionais. Hoje a expectativa é consolidar, e a Paraíba elaborará documento a ser encaminhado ao Consea Nacional, e assim nosso estado possa contribuir com a formação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, declarou a secretária.

Presente à Conferência, a secretária Executiva Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Marília Leão, lembrou que o papel da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, “é o de discutir propostas, trazer a voz da sociedade civil para que possamos elaborar o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. E o processo pré-conferencial acontece nos municípios, nos territórios e nos Estados, e esse momento da 6ª Conferência Estadual, é muito importante para que o Estado possa discutir, debater e apresentar suas propostas para a Conferência Nacional, e que posteriormente cheguem à população”, declarou.