Notícias

Idosos comemoram festejos juninos com evento no Espaço Cultural

publicado: 01/07/2019 10h16, última modificação: 01/07/2019 10h18
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
01_07_19 São João dos idosos no Espaço Cultutal Foto - Alberto Machado  (16).JPG
01_07_19 São João dos idosos no Espaço Cultutal Foto - Alberto Machado  (8).JPG
01_07_19 São João dos idosos no Espaço Cultutal Foto - Alberto Machado  (5).JPG
01_07_19 São João dos idosos no Espaço Cultutal Foto - Alberto Machado  (3).JPG
01_07_19 São João dos idosos no Espaço Cultutal Foto - Alberto Machado  (2).JPG

Cerca de 1000 idosos de vários Centros Sociais Urbanos (CSU’s) participaram das comemorações das festas juninas, na tarde da sexta-feira (28), na praça do povo no Espaço Cultural, em João Pessoa. Essa foi a terceira edição organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio da Gerência Operacional dos CSU's.

A celebração foi animada com trio de forró, barracas com comidas típicas e uma apresentação da quadrilha do grupo da Melhor Idade Flores Belas, de Santa Rita. No espetáculo, predominam os passos coreografados das quadrilhas tradicionais, que viajam pelo universo lúdico e estilizado.

Os Centros Sociais Urbanos são espaços onde são promovidas atividades educativas, culturais, cursos de capacitação oferecidos pela SEDH e em parceria com demais órgãos. Atualmente existem 16 Centros em várias regiões do Estado.

“Não poderíamos deixar de comemorar o período junino, uma festa tradicional e importante para o Nordeste, a cada ano esse evento cresce. A euforia deles é contagiante, esse é um momento dos idosos se confraternizarem é um encontro que valoriza a cultura da pessoa idosa”, ressaltou a secretária Neide Nunes.

Benedita Martins participante das atividades do CSU de Santa Rita, fala da sua alegria. “É maravilhoso está aqui, depois de uma certa idade a gente pensa que a vida acabou, mas não, participar desses eventos é um motivo que se encontra para viver melhor e feliz”, comentou.

“O mais gratificante é saber que a pessoa idosa tem a capacidade de executar qualquer movimento cultural, principalmente na dança”, enfatizou, Adriano Araújo coreógrafo da quadrilha Flores Belas.

Para a diretora do SUAS, Jaciana Magalhães, a festa ressalta as políticas públicas para a pessoa idosa. “Hoje é um reflexo dos que eles fazem diariamente nos CSU's. Essa alegria e vitalidade demonstram que eles estão acessando direitos e sendo cuidados e protegidos socialmente”, comemorou.