Governo capacita Conselheiros Tutelares e de Direitos

publicado: 09/02/2021 10h29, última modificação: 09/02/2021 10h29
IMG-20210204-WA0073.jpg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Coordenação Técnica Estadual do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescente (SIPIA CT/PB), em parceria com o Comitê Gestor e a Coordenação Técnica Nacional do SIPIA/Conselho Tutelar, iniciou na última quinta-feira, (4), o processo de capacitação dos municípios para utilização do SIPIA. Por meio de vídeo conferência estão participando os Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e Técnicos de Referência municipais.

A capacitação está sendo realizada em duas etapas, a primeira ocorreu nos dias 4 e 5, e a segunda acontecerá dias 10 e 12 deste mês. Foram estabelecidos critérios para que os municípios integrem essa formação. Nessa etapa piloto estão participando as cidades de: Cajazeiras, Itapororoca, Picuí, Salgado de São Feliz, Santa Luzia e São Francisco.

Segundo o coordenador Técnico Estadual do SIPIA Conselho Tutelar, Jamil Richene, para receber a capacitação os municípios precisam estarem com seus Conselhos Tutelares devidamente instalados, e solicitar a coordenação do SIPIA através de documento próprio, enviado aos municípios, a necessidade e interesse em receber a respectiva capacitação.

“Essa capacitação é de extrema importância não apenas para os Conselheiros, mas para os municípios, para a Política de Criança e Adolescente do município, tendo em vista que o SIPIA é um sistema que contribui, através das estatísticas, diretamente para elaboração da política pública local. A capacitação tem por objetivo formar o Conselheiro para que tenha capacidade de usar o sistema, e assim subsidiar o gestor com informações de quais violações são mais comuns na cidade, que áreas necessitam de mais investimentos”, afirmou Jamil.

Cada um dos seis municípios deverá apresentar a equipe com até cinco Conselheiros Tutelares, dois Conselheiros de Defesa de Direitos da Crianças e do Adolescentes, sendo um representante do Poder Público e outro da Sociedade Civil, e um Técnico de Referência Municipal, indicado pelo gestor. Visando capacitar todos os conselheiros sem prejudicar o atendimento ao público, o treinamento será realizado em duas etapas, das 13h às 17h.

A capacitação conta com a participação das Promotorias de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente; e da Educação, que na solenidade de abertura contou com a participação da promotora Juliana Couto Ramos Sarda. E do representante do Comitê Gestor Nacional do SIPIA CT/PB, Carlos Antônio Ribeiro da Silva.