Governo apresenta Programas e Projetos na 166ª reunião da CIB

12-11-21 Reunião da CIB foto-Alberto Machado  (25).JPG
12-11-21 Reunião da CIB foto-Alberto Machado  (18).JPG
12-11-21 Reunião da CIB foto-Alberto Machado  (26).JPG

Com o objetivo de apresentar alguns dos programas e projetos em execução pelo Governo do Estado, o coordenador da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PB) e secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, participou nesta sexta-feira (12), da 166ª Reunião Ordinária da CIB/PB, a nona reunião do ano, sendo a primeira presencial, para qual foram convocados membros titulares e suplentes. A reunião, cumprindo todos os protocolos sanitários, aconteceu na Fundação Espaço Cultural (Funesc).

As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são espaços intergovernamentais, políticos e técnicos, onde ocorrem o planejamento, a negociação e a implementação das políticas nas áreas da Assistência Social e Saúde Pública. As decisões se dão por consenso (e não por votação), estimulando assim o debate e a negociação entre as partes.

A reunião discutiu entre outros pontos: Censo Estadual da Pessoa com Deficiência/PB; os Programas Habitacionais Estaduais em execução pela Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP); apresentação do Projeto Famílias Solidárias; e Programas como Paraíba Primeira Infância e Paraíba que Acolhe; além, do Auxílio Brasil.

O secretário Tibério Limeira lembrou da situação de ansiedade que passa o país, “a transição atropelada entre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil, tem causado um “rebuliço” muito grande, o Nordeste é o epicentro. Precisamos estar cada vez unidos para que possamos atravessar essa maré difícil. E esse espaço da CIB é fundamental para fortalecer as parcerias com as gestões municipais e a política de Assistência no Estado”.

A secretária de Assistência Social do município de Picuí e presidenta do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (COEGEMAS-PB), Keiles Lucena, destacou o significado da reunião, “estamos consolidando a importância desse espaço, a CIB, que representa para nós, em especial gestores da Política da Assistência, um espaço e instância de pactuação, deliberação, democrática. Que representa o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde o a Paraíba cumpre seu papel. Para nós gestores municipais, não há espaço melhor para pactuação e fortalecimento. No momento que o Estado pauta as discussões na CIB, demostra seu compromisso junto a Política do SUAS, e o Coegemas, que integra a CIB fica feliz, por estarmos de forma presencial, uma misto de emoção, de sentimentos de dores e luto”, finalizou emocionada Keiles Lucena.