Notícias

Escritório Social e conveniados discutem direcionamento de egressos do sistema prisional para vagas de emprego

publicado: 20/03/2023 09h25, última modificação: 20/03/2023 09h25
1 | 3
Por Manodecarvalho
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-03-16 at 13.19.37.jpeg
WhatsApp Image 2023-03-16 at 13.20.45.jpeg
WhatsApp Image 2023-03-16 at 13.19.39.jpeg

O Escritório Social reuniu órgãos e entidades conveniadas que contratam egressos do sistema prisional paraibano. O principal objetivo foi alinhar o fluxo de direcionamento para as vagas de emprego e as particularidades do processo de ressocialização.

“Estamos qualificando a demanda. O Escritório Social tem uma equipe multiprofissional que recebe a pessoa egressa, escuta e realiza um atendimento de qualidade, enxergando a pessoa egressa enquanto sujeito de direitos e deveres, assim como qualquer cidadão comum, apenas com algumas condicionalidades do regime da pena”, explicou a gerente executiva do Escritório Social, Ana Paula Santos.

Na oportunidade, além da apresentação do trabalho desenvolvido pelo Escritório Social, foram discutidas questões específicas ao público usuário que trabalham nesses convênios, como o perfil, gênero, sexualidade e liberdade de crença religiosa. E ainda, a necessidade da compreensão acerca das flexibilizações exigidas para cumprimento das condições estabelecidas pelo regime de pena de cada um como: assinaturas mensais e tornozeleira eletrônica.

Participaram da reunião representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Empresa Paraibana de Pesquisa, Assistência Técnica e Regularização Fundiária (Empaer), Secretaria Estado das Mulheres e Direitos Humanos, Cehap, Cagepa, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Controladoria Geral do Estado (CGE), Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba(Espep), Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB), Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Lazer da(SEJEL) e Departamento Estadual de Trânsito do trânsito(Detran-PB).

Para gerente de Serviços Gerais do Detran-PB, Kaithia Portela, representou o órgão na reunião e destacou a importância do escritório social na mediação das contratações e orientações para questões do trabalho. “O Escritório Social tem desempenhado um papel muito rico na Paraíba. Tem sido bem mais fácil receber os egressos selecionados pelo escritório. Aqui nós também fazemos uma seleção para apresentar o ritmo do órgão, mas não temos muitas dificuldades em trabalhar com eles. E as pequenas dificuldades temos a ajuda do Escritório que nos orienta”, relata a gerente.                                              

O Escritório Social é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Humano, Administração Penitenciária e da Mulher e da Diversidade Humana; o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É um equipamento que reúne, em um mesmo local, atendimentos e serviços para dar suporte às pessoas egressas do sistema penitenciário e seus familiares.

Na Paraíba, em 2022, O Escritório Social atendeu e cadastrou cerca de 1200 usuários, nas unidades de João Pessoa e Campina Grande. Só em 2023, cerca de 80 egressos foram direcionados para vagas de emprego em órgãos e entidades conveniadas.