Comissão Intergestora Bipartite da Assistência Social avalia ano de 2023

_DSC2037.JPG
_DSC2013.JPG
_DSC2064.JPG

A 180ª reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite da Assistência Social (CIB/PB), a última do exercício 2023, reuniu na quinta-feira (21) membros e demais gestores da política de assistência social para avaliar as ações estratégicas pactuadas e encaminhadas durante o ano.

A CIB consiste na instância estadual destinada à interlocução de gestores, constituída por representantes do Estado e dos Municípios, que representam os interesses e as necessidades do estado, referentes à assistência social. A CIB deve pactuar a operacionalização da gestão e a organização do sistema, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta de serviços e benefícios em âmbito estadual.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano e coordenadora da CIB, Pollyanna Dutra, participou da reunião, apresentou as principais ações e avanços obtidos pela gestão no ano e avaliou. “Podemos fazer uma avaliação extremamente positiva. A CIB é uma instância de pactuação que representa toda a Paraíba. É muito importante o Estado entender a política pública construída de forma bipartite (Estado e Municípios) ao longo do ano, nos diálogos, cofinanciamento, nas vigilâncias, capacitações, como isso importa. Chegamos ao final do ano, prestando contas, avaliando indicadores e observando o caminho a percorrer em 2024”, afirmou a secretária.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais (Coegemas-PB), Sofia Ulisses, também avalia o trabalho do colegiado este ano. “Para nós do Coegemas, que representamos os gestores municipais, essa última reunião serve para nos avaliarmos. Este ano mudamos um pouco a metodologia, optamos por reuniões bimestrais, onde algumas pactuações foram tomadas, outras precisarão ser amadurecidas e debatidas no próximo ano. Devemos enfatizar que o Governo do Estado, Municípios e representação do Coegemas, conseguem o diálogo, nem sempre de consenso, mas com respeito e o objetivo comum de fortalecer a Política de Assistência Social”, declarou.