Agosto Lilás: Creas Regionais intensificaram ações no combate à violência contra a mulher

publicado: 30/08/2023 10h15, última modificação: 30/08/2023 10h46
MiConv.com__FOTO 4.jpg
MiConv.com__FOTO 5.jpg
MiConv.com__FOTO 1.jpg
MiConv.com__FOTO 6.jpg
MiConv.com__FOTO 8.jpg
MiConv.com__FOTO 9.jpg
MiConv.com__FOTO 3.jpg

Como parte da campanha Agosto Lilás, durante todo este mês de agosto, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) intensificaram as ações dedicadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

Foram realizadas palestras, workshops em escolas, comunidades e instituições de todo o estado, alcançando todos os públicos, inclusive os jovens. Os trabalhos desenvolvidos na proteção à mulher foram intensificados nos 26 polos regionais dos Creas.

Além disso, aconteceram mobilizações de rua e atos em parceria com os municípios e movimentos de mulheres e toda a rede socioassistencial.

Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social oferecem atendimento psicológico e orientação jurídica para mulheres vítimas de violência, trabalhando em colaboração com o Sistema de Justiça, Polícia Militar e Judiciária e também toda rede de proteção a mulheres vítimas de violência.

De acordo com Albeno Mendonça Silva, coordenador estadual dos Creas, os Centros de Referência não só constituem um dos mais importantes mecanismos da assistência social para atender, auxiliar e acompanhar vítimas de violação de direitos. “Os Creas também articulam, mobilizam e desenvolvem ações diretamente com toda a comunidade em diversas pautas, especialmente neste mês em torno do combate à violência contra a mulher”, frisou.

Os Creas Regionais fazem parte da estrutura do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e têm por objetivo prestar serviços especializados e continuados às famílias com crianças e adolescentes, mulheres, idosos, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência em condição de risco social ou ameaça.