MOVImentes: Fundac encerra atividades da colônia de férias dos socioeducandos

publicado: 08/07/2019 12h25, última modificação: 08/07/2019 12h25

A Colônia de Férias dos socioeducandos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do adolescente “Alice de Almeida”  (Fundac) foi encerrada com muitas atividades, brincadeiras, apresentações de teatro, música e grupo de capoeira. O Projeto MOVImentes foi colocado em prática durante o recesso escolar da Escola Integral Socioeducativa e atendeu aos jovens de todas as unidades da Fundac, em João Pessoa, Lagoa Seca e Sousa, do dia 25 de junho aos 5 de julho de 2019, quando ocorreu a culminância do projeto e foram apresentados os resultados práticos das atividades.

De acordo com o coordenador do Projeto e do Eixo de Esporte e Cultura da Fundac, Nilton Santos, o Projeto teve as parcerias do Eixo Diversidade da Fundac e do Coletivo “Cara Dupla de Teatro”, que ofereceu os oficineiros que executaram as atividades lúdicas e artísticas com os socioeducandos.

Nilton destacou a composição de uma música feita por um jovem socioeducando durante a oficina de música e frisou a participação do grupo de capoeira do “Mestre Manhoso”, que é reconhecido nacionalmente, e esteve abrilhantando a culminância do Projeto MOVImentes na unidade CEA-João Pessoa, envolvendo os jovens em uma roda de capoeira.

Na unidade Rita Gadelha, as socioeducandas participaram do encerramento da oficina de maquiagem. O diretor da unidade, Marcos Bento, enfatizou que as jovens “ficaram extremamente satisfeitas e agradecidas pela oportunidade”.

A coordenadora técnica e psicóloga do Centro Educacional do Adolescente – CEA/Sousa, Izaura Rutyelle de Oliveira, disse que as atividades e oficinas foram muito positivas para os adolescentes/jovens, para evitar a ociosidade dentro dos alojamentos durante o período do recesso escolar. “As oficinas foram muito produtivas, tendo em vista que os adolescentes estavam à vontade em participar e aqueles que eram tímidos ficaram mais desprendidos”, comentou.

Na unidade CEA-Sousa, as oficinas oferecidas giraram em torno de jogos esportivos, artes cênicas e música. No CSE e Lar do Garoto também tiveram jogos esportivos, além de gincanas, jogos de tabuleiro e circuito esportivo. No CSE, em João Pessoa, a equipe de educadores e oficineiros envolveram os socioeducandos em atividade esportiva de Futsal.