Técnicos da Seafds discutem Emissão de DAP e esclarecem dúvidas sobre o Programa Garantia Safra

publicado: 06/08/2019 18h01, última modificação: 07/08/2019 11h01
WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.26.38.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.26.36.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.26.38(1).jpeg
WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.26.37.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.26.36(1).jpeg

A Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, por meio da gerência regional, participou de uma reunião nesta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Monteiro, com o objetivo de discutir e esclarecer dúvidas sobre Emissão de DAP's (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e declarações de perdas do Programa Garantia Safra.

Na oportunidade, os representantes da Seafds, Gerente Leânia Almeida, o Consultor Jurídico da Seafds Jorge Camilo, o Coordenador do Programa Garantia Safra Alessandro Silva, com a colaboração dos técnicos dr Jailson Lopes e Abraão Clementino, discutiram junto aos agricultores e agricultoras, associações, cooperativas e membros do Conselho de Desenvolvimento Rural presentes na reunião que teve a iniciativa do Sintraf/Monteiro e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Durante as discussões sobre a o Programa Garantia Safra, o Coordenador Alessandro Silva explicou os requisitos para que os agricultores possam ter acesso ao seguro do Garantia Safra e os procedimentos para emissão da DAP's. "O programa é uma ação voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perda de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Têm direito a receber o pagamento, os agricultores que fizerem a adesão ao programa e que tiverem comprovada perda de produção igual ou superior a 50%. Nós sabemos das dificuldades, pois para isso os agricultores precisam que as DAP's estejam emitidas. Sendo assim, estamos aqui para ajudar a esclarecer no que pudermos" Disse.

Os técnicos da Seafds ouviram os questionamentos dos presentes e esclareceram bastantes dúvidas, além de deixar um canal de diálogo com a Secretaria da Agricultura Familiar.

"Estamos à disposição para que, quando chamados, possamos estar presentes enquanto secretaria. Esclarecer dúvidas onde os resultados trazem benefícios aos agricultores e agricultoras é uma prática do Secretário Luiz Couto" Ressaltou Leânia.

Serviço:

Para emissão de DAP os interessados devem procurar o sindicado rural, uma entidade ou empresa de assistência técnica, no caso da Paraíba, a EMPAER, para ser cadastrado e enquadrado como agricultor familiar.
Após conclusão de todo o processo de emissão e enquadramento como agricultor/agricultora o interessado pode emitir o extrato da DAP via internet. (Declaração de Aptidão do Pronaf).

Estiveram presentes;
o Presidente do SINTRAF, Sr. Valdenicio Herculano o vice-prefeito e pref.exercício Celecileno Alves; Sr. Valmir Azevedo, Gerente Regional da EMPAER do Cariri; Pres. Conselho Municipal Sra. Marluce; Sr. Alessandro Silva, técnico da SEAFDS, expositor do tema: emissão e regularidade de DAP's e expositor do Garantia-Safra; Sr. Cajó Menezes, Pres. Câmara Municipal; Sr. João Alves, Gerente do Orçamento Democratico da região.