Notícias

Sessão especial em comemoração ao aniversário da Embrapa algodão contou com a presença de forma virtual do secretário da Agricultura Familiar

publicado: 16/04/2021 18h34, última modificação: 16/04/2021 18h34
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2021-04-16 at 16.39.11.jpeg
WhatsApp Image 2021-04-16 at 16.41.12.jpeg

O Secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Jonildo Cavalcanti, esteve presente na sessão especial remota, realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta sexta-feira (16), em comemoração aos 46 anos do Centro Nacional de Pesquisa (CNPA), atual Embrapa Algodão, que fica localizado em Campina Grande, e faz aniversário nesta data.

o encontro remoto teve o objetivo de discutir as ações e importância do trabalho da instituição para o Estado. Durante a sessão, houve por parte dos deputados e representantes da Embrapa, relatos enaltecendo o trabalho desenvolvido na Paraíba e no Brasil.

O Secretário da Agricultura Familiar, destacou a empresa como referência na produção de algodão.

"Nós conhecemos o trabalho da Embrapa e quero render minhas homenagens enquanto auxiliar do governo do estado, nosso intuito é firmar parcerias para criarmos um projeto na cultura do algodão que sempre beneficie os agricultores do nosso estado. O algodão é, e sempre foi um pilar de desenvolvimento para famílias agricultoras, e nós não vamos perder nunca, esse vínculo de desenvolvimento”, disse.

O chefe-geral da Embrapa Algodão, Alderi Emílio, contou um pouco da trajetória da empresa de pesquisa e ressaltou que o dia de hoje é uma data marcante para a Embrapa, que chegou a Paraíba com o intuito de gerar desenvolvimento para o estado através da cultura de algodão, levando Campina Grande a se tornar o segundo maior polo produtor de algodão do mundo, gerando renda e qualidade de vida para a população do município. “Não foi por caso que a Embrapa veio para a Paraíba. No período em que nos instalamos aqui, o semiárido do Nordeste cultivava mais de 3,3 milhões de hectares de algodão, quando o país semeava 4,1 milhões de hectares, sendo responsável por 80,4% da área de algodão plantada no país e respondendo por 40% da produção nacional”, lembrou Alderi.

A sessão foi proposta pelo deputado Chió e contou com a participação de secretários e ex secretário s de Agricultura, de representantes de Conselhos, dos Deputados Buba Germano, Pollyana Dutra, representantes da Federação da Agricultura, Empaer, Instituto Nacional do Semiárido, e técnicos da Embrapa.