Secretário de Agricultura Familiar discute ações para recuperação ambiental e transição agroecológica na região do Cariri paraibano

publicado: 26/02/2021 18h14, última modificação: 26/02/2021 18h14
WhatsApp Image 2021-02-26 at 17.01.30.jpeg

O Secretário de Agricultura Familiar Jonildo Cavalcanti esteve presente em uma reunião que aconteceu na quarta-feira (24), com representantes da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), prefeitura municipal de Boqueirão e movimtos sociais para discussão e execução do Projeto que trata da recuperação ambiental e fortalecimento da transição agroecológica no Cariri paraibano.

O objetivo da reunião com todos esses entes é consolidar parcerias e fortalecer a execução do projeto que vai ser desenvolvido e sua atuação será a partir do Colégio Municipal Agrícola de Boqueirão, José Augusto Lira. O Projeto vai estruturar campos de Agroflorestas no município de Boqueirão-PB, e no território do cariri Oriental que segundo o Professor Jonas, um dos representantes do Projeto, se dará em várias linhas de atuação.

"Com a execução do projeto pretendemos organizar campos de produção de palma forrageira em sistema de Agroflorestas que produza forragem animal e recomponha o solo e a vegetação em áreas de graves processos de degradação dos solos e perda de biodiversidade, ou seja, nos núcleos de desertificação," esclarece o professor.

Ainda segundo o Professor, o projeto tem uma amplitude em que a meta é, a cada ano, implantar 36 campos de Agroflorestas que recomponha a Caatinga, recupere solo, produza forragem animal, gerando renda e que busca o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental e inclusão social, fortalecendo a Agricultura familiar em processo de transição Agroecológica.

O projeto desenvolverá diversos minicursos e cursos no Colégio Agrícola José Augusto Lira, voltados a estudos do solo, da caatinga, da produção de palma forrageira, de Pitaya, sistemas agroflorestais diversos. As parceiras entre a Prefeitura Municipal de Boqueirão através das secretarias de Educação e Agricultura, parceria com a UFPB, UEPB, (Universidade Estadual da Paraíba), UFCG (Universidade Federal de Campina Grande e IFPB (Instituto Federal da Paraíba). Vai viabilizar o projeto em sua plenitude.

O Projeto e suas atividades serão voltados às famílias da Agricultura Familiar e por esse motivo a importância da participação do Secretário Jonildo, que fala sobre o diálogo com todos os entes envolvidos já que a Agricultura Familiar no estado busca o viés da Agricultura limpa em todas as regiões do Estado.

"Em princípio vejo que é um excelente projeto adequado para o trabalho das famílias agricultoras, o cuidado com meio ambiente aliado ao desenvolvimento das famílias e por isso nós vamos entrar na parceria pois tenho certeza que a junção de instituições importantes capacitadas e pensando no mesmo objetivo não podemos deixar de contribuir pois o governo do estado trabalha com este alinhamento de cuidar da agricultura agregada as boas práticas da agroecologia. Acredito na viabilidade do projeto e nos parceiros envolvidos. Tem tudo para dar certo e o estado será um grande parceiro tenho certeza," falou o Secretário.

O Professor Jonas Duarte, destacou o papel de cada "ente" dentro do Projeto.
"A participação de cada dos parceiros acontece de forma vem estratégia. A Prefeitura Municipal de Boqueirão está cedendo o espaço do Colégio José Augusto Lira, um corpo de professores e técnicos, a UFPB, através do NUSEAMPO – Núcleo de Estudos e Apoio aos Movimentos Populares tem a função de articular esses vários parceiros do Projeto e estruturar a parte de capacitação e interação com os movimentos sociais. Os movimentos sociais, como o MST, ASA e outras organizações da sociedade civil que atuam no Semiárido terão o trabalho e participação ativa na mobilização das famílias beneficiárias. Ou seja, todos terão um papel fundamental," concluiu o Professor Jonas Duarte.

Serviço:
Um Projeto de estruturação de uma rede de Agroflorestas no Cariri Paraibano, com vista a recuperação ambiental com geração de rendas para a Agricultura familiar.

A reunião aconteceu na casa do professor da UFPB Jonas Duarte, no município de Caturité, membro da Coordenação do SEAMPO, representante da UFPB no referido Projeto e um dos coordenadores.

Participaram da reunião; Secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Jonildo Cavalcanti,
O prefeito do Município Boqueirão, João Marcos de Freitas e os secretários de educação e Agricultura, também participaram a representante do MST e do CASACO além de auxiliares da da SEAFDS.