Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido entrega cestas de alimentos para Famílias em comunidades de Cabedelo

publicado: 24/04/2020 18h04, última modificação: 24/04/2020 18h05
WhatsApp Image 2020-04-24 at 17.59.31.jpeg
WhatsApp Image 2020-04-24 at 17.23.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-04-24 at 17.23.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-04-24 at 17.23.50 (2).jpeg
WhatsApp Image 2020-04-24 at 17.23.50.jpeg
WhatsApp Image 2020-04-24 at 17.23.51.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, (SEAFDS), distribuiu, nesta sexta-feira (24), alimentos da agricultura familiar com a Associação dos Pescadores e Marisqueiras do município de Cabedelo, região metropolitana da capital.

Para entrega de 150 cestas básicas nesta manhã em Cabedelo, a Secretaria contou com a parceria do Instituto Federal da Paraíba, através dos professores, Neilor César (Diretor do Campos -João Pessoa), e do Professor Márcio Emanuel Ugulino.

Foram distribuídas 150 Cestas básicas composta de alimentos como feijão, arroz, farinha de mandioca, café, leite, sardinha, óleo e demais produtos que compõem uma cesta básica.

A Secretaria de Agricultura Familiar e a Secretaria de Desenvolvimento Humano estão entregando alimentos da Agricultura Familiar em todas as regiões do Estado.

Alimentos produzidos por Agricultores e Agricultoras Familiares na Paraíba, estão tendo a oportunidade de vender sua produção para o Estado, que por meio das Secretarias mencionadas, estão entregando alimentos saudáveis, tipo batata doce, cará, macaxeira, mamão, tubérculos e raízes às famílias mais carentes por toda Paraíba.

Os alimentos distribuídos fazem parte do conjunto de medidas sociais de enfrentamento aos efeitos da covid-19, anunciado pelo governador João Azevêdo. São 400 toneladas de alimentos adquiridas por meio de compra emergencial realizada junto às cooperativas da agricultura familiar e economia solidária, representando um investimento de R$ 3 milhões, que beneficiará famílias carentes nos 223 municípios do Estado.

A secretaria de Agricultura Familiar, representada pelo Secretário Luiz Couto, que destaca a iniciativa. "Quem mais precisa nesse momento vai saber o quão importante é essa ação, primeiro alimentar as pessoas e depois, diante dessa pandemia, a produção de alimentos da Agricultura Familiar, poderia ficar estocada e até perdida, portanto, por meio do decreto a produção tem lugar certo, a mesa dos mais carentes" Destacou.

O diretor de comercialização da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar na Paraíba (Coopaf), Josinaldo Francisco, ressaltou o trabalho das Secretarias de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, por meio do Governo do Estado em adquirir os alimentos da produção dos Agricultores Familiares. “Quando soubemos do decreto pelo governador, que o Estado ia fazer essa compra emergencial, nos mobilizamos com as demais cooperativas da região do litoral e também do sertão e conseguirmos Articular 24 cooperativas da Agricultura Familiar, os movimentos, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento Sem Terra (MST) e juntamos vários agricultores e entregamos para o Estado 10 culturas da Agricultura Familiar, entre frutas, raízes e tubérculos a soma disso tudo é cerca de 400 toneladas de alimentos que estamos trazendo para serem distribuídos para os municípios necessitados. Ele ainda, destaca o fortalecimento das culturas da Agricultura Familiar, dentro segundo o mesmo, dessa ação importante, do governo", falou.

O presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiras do Renascer, em Cabedelo, agradeceu a equipe da SEAFDS, por levar até a comunidade os alimentos; "Muito bom saber que tem gente que pensa em nós, só temos a agradecer a Deus e a vocês" disse seu Zezinho.

Segundo a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar o Estado da Paraíba é o segundo estado que realiza a compra emergencial e presta um grande suporte, à produção da agricultura familiar.

A equipe da SEAFDS, foi representada pelo Secretário Executivo, Jonildo Cavalcante, da Chefe de Gabinete, Viviany Aquino, da Gerente, Leãnia Almeida e do representante do Controle Interno, Antônio Barbosa.