Secretaria de Agricultura Familiar encerra encontro virtual com Conselhos Municipais

publicado: 02/06/2021 17h02, última modificação: 02/06/2021 20h20
WhatsApp Image 2021-06-02 at 16.38.33 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-06-02 at 16.38.33 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-06-02 at 16.38.33.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-02 at 16.39.30 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-06-02 at 16.39.30.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-02 at 16.53.51.jpeg

Foi encerrado, na tarde desta quarta-feira (2), o evento para Capacitações e Fortalecimento dos Conselhos municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O encontro, que contou com a expressiva participação de cerca de quinhentas pessoas, aconteceu durante dois dias, de forma on-line, e teve como objetivo discutir as recomendações estabelecidas na Resolução Estadual 001/2021 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A Resolução Estadual recomenda e orienta uma reorganização dos Conselhos nos Municípios em todas as regiões do estado, sempre auxiliado e orientado pelo Conselho Estadual.

O Secretário Bivar Duda ressaltou, durante o evento, a importância da adequação dos Conselhos nos Municípios.

"A gente sabe que tudo começa nos municípios, então é fundamental que os Conselhos Municipais se organizem, fiquem atentos ao que a Resolução Estadual recomenda, pois só assim as políticas públicas chegarão de forma precisa  e com transparência. A Secretaria de Agricultura Familiar vai auxiliar os Conselhos Municipais, através do Conselho Estadual, e vamos trabalhando juntos para fazer com que essas políticas públicas cheguem até vocês", disse Bivar.

No período da tarde, o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, destacou a importância do evento.

"É uma satisfação enorme participar deste evento que mostra a importância de estarmos discutindo melhorias para os municípios através dos conselhos municipais. Vejo com muita alegria essa iniciativa, parabenizo e também venho somar e incentivar essa ação. O Procase II está sendo elaborado e o governo da Paraíba está trabalhando para aumentar os recursos e isso acontecendo, nós vamos chegar em mais regiões do Estado. Quero agradecer ao secretário Bivar pela oportunidade, inclusive em estar aqui no horário da tarde o representando. Sei do compromisso do nosso Secretário Bivar com a agricultura e desejo sucesso na condução da Pasta. Contem comigo e, mais uma vez, reforço a importância das discussões pertinentes contidas nestas Capacitações", falou Aristeu.

Estiveram presentes na composição da mesa de autoridades nos horários da manhã e da tarde:

Geandre Castro - Presidente CMDRS São Domingos do Cariri;
Estelita Lopes - Articuladora Estadual EMPAER;
Ariesteu Chaves- Coordenador do PROCASE/PB;
Omar Gama - Coordenador Geral - Projeto Cooperar;
Anísio Maia - Deputado Estadual;
Chió Batista - Deputado Estadual;
Bivar Duda - Secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido;
Ednaldo Leite, presidente da FETRAF-PB;
Professora Dra Maria José Bezerra, do IFPB;
Márcia Dornelles - Territórios Rurais.

As falas dos participantes enalteceram a iniciativa da Seafds, e destacaram a Agricultura Familiar na Paraíba. Os deputados estaduais Anísio Maia (PT) e Chió Batista (Rede) deram as boas vindas ao novo Secretário, Bivar Duda, e se dispuseram a debater os assuntos ligados a Agricultura Familiar, a produção de base agroecológica e novas tecnologias para ajudar as mais de cento e vinte mil famílias Agricultoras no Estado da Paraíba.

Durante os dois dias do evento, os participantes interagiram pelo chat com os técnicos da Seafds, que esclareceram dúvidas e confirmaram um feedback constante sobre os assuntos pertinentes à Resolução Estadual 001/2021 e aos temas que são debatidos no Conselho Estadual, e, por consequência, são transformados em políticas públicas que poderão chegar mais facilmente aos municípios que estiverem, de fato, com os Conselhos Municipais adequados e  organizados conforme recomenda a Resolução acima citada, e reforçaram que o material apresentado no evento ficará disponível no Youtube na página da Secretaria de Agricultura Familiar, na página da Empaer-PB, e será enviada por e-mail e outros canais disponibilizados pelos participantes na lista de presença assinada on-line durante o evento.

O Conselho Estadual é constituído por trinta e sete entidades e órgãos públicos. Cada entidade tem um membro titular e um suplente. As entidades são estabelecidas por decreto do Governador, e os membros são indicados pelas entidades.

O evento foi promovido pelo Governo da Paraíba através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, as capacitações foram elaboradas e apresentadas pelos técnicos da Seafds, representantes do Conselho Estadual: Geovanni Medeiros, Jailson Lopes da Penha, Juliana Dantas, mediação de Alessandro Silva, Erasmo Lucena e Abraão Clementino.

Capacitação para Fortalecimento dos CMDRSs - manhã - 01/junho/2021

Capacitação para Fortalecimento dos CMDRSs - tarde - 01/junho/2021