Notícias

Secretaria de Agricultura Familiar assina contrato com AS-PTA para execução de projeto com raças nativas

publicado: 21/10/2021 11h16, última modificação: 21/10/2021 11h16
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2021-10-21 at 10.56.58-2.jpeg
WhatsApp Image 2021-10-21 at 10.56.58.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e  Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), assinou o contrato com a AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Familiar). A assinatura aconteceu na última terça-feira (19), no centro de apoio da Seafds, na Avenida Assis Chateaubriand, Estação Velha- Campina Grande.

A entidade foi selecionada via edital para executar o projeto relacionado à criação de animais de raças nativas na Paraíba. O objetivo é beneficiar famílias agricultoras com assistência técnica qualificada para vivência com esses animais. O Projeto, no valor de R$ 332.850,00 (Trezentos e trinta e dois mil, oitocentos e cinquenta reais), será executado em 15 meses e vai atender oito municípios do estado. 

A AS-PTA, entidade executora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), foi selecionada e está habilitada para atuação junto a projetos com agricultoras e agricultores familiares  na execução de projetos produtivos de referência com criação de animais de raças nativas denominadas como exemplo as raças caprinas Moxotó, Canindé, Repartida, Landi, Gurguéia e ovinas Morada Nova, Santa Inês, Somalis dentre outras. Como raças nativas também citam-se as galinhas de capoeira, com suas múltiplas plumagens e grupos genéticos. 

O trabalho da entidade executora começa a partir da assinatura do contrato e vai  prestar assistência técnica com as raças em unidades demonstrativas e em fundos rotativos solidários.

Serviço: Contratada AS-PTA

A prestação dos serviços da AS-PTA atenderá oito municípios:  Esperança, Queimadas, Boqueirão, Caraúbas, Soledade, São Vicente, Aroeira e Campina Grande, que compreendem os territórios da Borborema, Cariri e Curimataú. Terá o alcance de 80 Unidades de Agricultura Familiar - UAFs, e implantação de 80 Unidades Demonstrativas – UDs; para beneficiar mulheres e jovens rurais (16 a 29 anos) constituintes das famílias atendidas.

Parcerias

"O INSA/MCTI como organização de ensino e pesquisa com ênfase em raças nativas e agricultura familiar é instituição parceira, juntamente com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colaborando com a aquisição dos animais de raças nativas, através do Comitê técnico-científico".

Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Bivar Duda, o projeto tem uma importância grandiosa para as famílias agricultoras do Estado. "Nós assinamos o contrato pois temos certeza que os benefícios serão muitos, as famílias beneficiadas   vão aprender o manejo correto e a importância que os animais de raças nativas podem proporcionar como meio de renda para essas famílias. Estamos empenhados para que os agricultores e agricultoras possam viver bem na sua região, sem necessidade de procurar meios de vida fora da sua localidade. Esse é o nosso objetivo, disse.