Secretaria da Agricultura Familiar e Projeto Cooperar se reúnem com Agricultores e Cooperativas para chamada pública do Componente 3 do PB Rural Sustentável

publicado: 15/07/2021 18h32, última modificação: 16/07/2021 09h49
WhatsApp Image 2021-07-15 at 17.57.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-07-15 at 17.57.47.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-15 at 17.57.48 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-07-15 at 17.57.48.jpeg

O secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Jonildo Cavalcanti e Valdecy Freire, coordenadora do Componente 3 – Alianças Produtivas do PB Rural Sustentável do Projeto Cooperar, reuniram-se, nesta quinta-feira (15), com representantes de Cooperativas e Associações Comunitárias Rurais para prepará-los acerca do lançamento da chamada pública do edital do Componente 3 do PB Rural.

Segundo o secretário Jonildo Cavalcanti, “a reunião foi bastante produtiva com relação ao processo do Componente 3, sua importância e que tem um investimento de mais de R$ 100 milhões, voltados diretamente para o fortalecimento da geração de emprego e aumento de produção da agricultura familiar”, afirmou Jonildo, acrescentando que o evento foi realizado na zona rural do município de Cruz do Espírito Santo atendendo todos os protocolos sanitários.

Jonildo, disse, ainda, que a ideia da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, em parceria com o Projeto Cooperar, “é promover uma série de encontros igualmente a este em outras regiões do Estado da Paraíba, com o intuito de preparar o homem do campo para se beneficiar da proposta do Componente 3 – Aliança Produtiva do PB Rural Sustentável do Projeto Cooperar”.

Conforme a coordenadora Valdecy Freire, “o Componente 3, visa melhorar o acesso aos mercados dos Produtores Rurais organizados e legalmente constituídos, que manifestem interesse em formar Alianças com compradores, sejam estes públicos ou privados, objetivando aumentar a renda e gerar empregos. São beneficiários produtores familiares associados a uma organização formalmente constituída, que em conjunto com compradores manifestem interesse de formular e implementar um subprojeto de Aliança Produtiva", Disse Valdecy.

Também participaram do encontro, além dos representantes das Cooperativas, das Associações Comunitárias Rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do Município de Lagoa de Roça, da UNICAF – União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.