Notícias

SEAFDS promove oficina para apresentação de propostas do Projeto INNOVA AF e prorroga inscrições

publicado: 21/10/2019 11h14, última modificação: 21/10/2019 11h27
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2019-10-19 at 21.10.30.jpeg
WhatsApp Image 2019-10-19 at 21.10.16.jpeg
WhatsApp Image 2019-10-19 at 21.10.20.jpeg
WhatsApp Image 2019-10-19 at 21.10.22.jpeg
WhatsApp Image 2019-10-19 at 21.11.00.jpeg

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), promoveu na última sexta (18), uma oficina voltada para as Propostas do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar nos Municípios da Borborema (Alagoa Nova, Algodão de Jandaira, Arara, Areia, Areial, Borborema, Campina Grande, Casserengue, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Serraria e Solânea).

A oficina, realizada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), foi uma etapa preparatória para a apresentação de propostas ao Fundo Competitivo do Projeto INNOVA AF e contou com a organização do consultor do IICA, Renato Carvalho, e da servidora da SEAFDS, Andrea Xavier.

A oficina teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a formatação das propostas do projeto denominado “Gestão do conhecimento para a adaptação das agriculturas familiares à mudança climática (INNOVA-AF)”, que atuará no território da Borborema, no Estado da Paraíba. O consultor do IICA, Renato Carvalho, que ministrou a oficina, falou sobre a importância do evento para o esclarecimento de dúvidas em geral do projeto.

 “É importante acrescentar estas linhas de pesquisa no Projeto, como também esclarecer qualquer questionamento para que possamos ter uma boa qualificação das propostas que serão apresentadas”. Afirmou Renato.

A colaboradora da SEAFDS, Andréa Xavier, relembrou que a meta do programa é envolver mulheres, jovens e membros de povos originários, afrodescendentes de comunidades que trabalham com a agricultura familiar e que estejam em condição de vulnerabilidade devido às mudanças climáticas da Região.

Durante a programação, foi realizada uma videoconferência com os coordenadores do INNOVA, Gabriela Bermudez e Miguel Altamirano, diretamente de São José, Costa Rica, para maiores esclarecimentos sobre o Projeto. Também foi realizado um exercício em grupo, onde foram elaboradas propostas que serviram como exemplos, levando em consideração o formato sugerido no Regulamento Operacional do Fundo.

As propostas podem ser enviadas por organizações ou associações que agrupem pequenas e médias unidades produtivas da agricultura familiar. O prazo para entrega foi prorrogado para até às 14h (horário de Brasília) do dia 31 de Outubro de 2019.

O Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do Estado da Paraíba, Luiz Couto, classificou a oficina de apresentação do regulamento para o fundo competitivo de singular importância.

"Estaremos sempre dispostos a fazer com que a SEAFDS possa ter condições de responder a contento todas as demandas advindas do público envolvido com esse projeto. Além de, mostrar a luta para que através do Projeto INNOVA-AF tenhamos ações e benefícios aos produtores da agricultura familiar no território da Borborema. Neste sentido, nós consideramos importantes”. Disse.

O coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, também falou da importância do projeto aos demais. “O objetivo principal é garantir que boas práticas de produção e convivência com o semiárido possam ser disseminadas e replicadas. O Projeto INNOVA-AF surgiu exatamente com esta proposta e veio para somar as ações que já são realizadas no território”. Ressaltou o coordenador.