Seafds inicia o ciclo de Capacitações do Programa Garantia Safra

WhatsApp Image 2020-10-06 at 16.18.07.jpeg
WhatsApp Image 2020-10-06 at 16.15.52.jpeg
WhatsApp Image 2020-10-06 at 16.15.53.jpeg

Nesta terça-feira (6), teve início as capacitações de forma virtual do Programa Garantia Safra.

A iniciativa é da Coordenação Estadual do Programa que faz parte da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS).

O Secretário Luiz Couto abriu o ciclo de Capacitações e deu boas-vindas aos convidados e aos participantes, entre esses: secretários municipais, prefeitos e técnicos que participam da gestão do Garantia Safra na Paraíba.

"Estamos realizando um importante instrumento para quem precisa do Garantia Safra. O estado fez o aporte e, a partir daí, os municípios e os agricultores, dentro das normas estabelecidas, esperam receber o benefício. O bom mesmo é que chova para que todos plantem suas culturas e vivam bem com suas famílias. Espero que vocês façam uma excelente capacitação e desejo um bom trabalho a todos" . Disse.

José Carlos Mercês, Coordenador Geral do Programa Garantia Safra, participou deste primeiro dia de ciclo e explicou sobre a operacionalização e o perfil dos Agricultores aptos para integrar e receber o seguro do Programa Garantia Safra.

"Nós seguimos alguns critérios e repassamos para as coordenações estaduais. É feito a inscrição, seleção para acesso das cotas e, por fim, a homologação. É importante destacar que esses procedimentos sejam realizados antes do plantio."

José Carlos finalizou agradecendo ao convite da coordenação estadual e ao Secretário Luiz Couto.

O coordenador da Empaer, senhor José Marinho, foi convidado para falar sobre o trabalho da Empaer nos seus escritórios locais, junto aos municípios. Marinho descreveu as regras que os técnicos devem levar em consideração para seguir os protocolos durante o processo de inscrição.

"Vamos fazer todo encaminhamento da documentação de forma online. Quero pedir o empenho de vocês para cumprirmos todos os critérios. Nos casos em que os técnicos façam parte do grupo de risco, um técnico do município vizinho será demandado como alternativa. As agendas devem ser curtas. Caso o técnico do grupo de risco queira participar, é necessário que assine uma declaração informando que se dispõe voluntariamente a participar. Essas são recomendações feitas pela Diretoria da Empaer, dado o momento de pandemia que estamos vivenciando. Agradeço pelo convite e estamos à disposição". Encerrou, José Marinho.

A live contou com a participação ao vivo do senhor Armando Virgulino, presidente do Conselho Municipal de Santa Luzia.

Assista o vídeo na íntegra: