SEAFDS é destaque no Seminário Nacional da Agricultura Familiar

publicado: 09/05/2023 09h42, última modificação: 09/05/2023 09h42

O Governo do Estado da Paraíba, representado pela SEAFDS através do Engenheiro Agrônomo Geovanni Medeiros Costa, participou do Seminário Nacional de Agricultura Familiar, realizado em São Luís-MA, na última sexta (05 de maio).

Na ocasião, Geovanni Medeiros apresentou durante  painel as iniciativas e as ações de inteligência usadas pelo Governo do Estado, através da SEAFDS e da EMPAER.

Segundo dados do Banco Central, o Estado da Paraíba lidera há mais de 10 anos o número de projetos de crédito rural para a Agricultura Familiar na modalidade Agroecologia. De todos os projetos contratados através da linha de crédito rural PRONAF – Agroecologia na última década, 63% estão na Paraíba.

“O alcance de resultados tão significativos vivenciados na Paraíba tem despertado nos últimos anos, grande interesse de vários organismos nacionais e internacionais, na expectativa em conhecer as experiências da Paraíba e as ações estratégicas de inteligência desenvolvidas pelo Governo do Estado, através da equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e da equipe de extensionistas EMATER PARAÍBA, e em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) – Superintendência da Paraíba e organizações da sociedade civil”, explicou Geovanni.

Recentemente, foi publicado um importante Documento (Nº34) pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) vinculado ao Banco do Nordeste (BNB), intitulado PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) na área de atuação do BNB: Principais desafios para a transição agroecológica e proposições baseadas na experiência da Paraíba, onde é possível conhecer em detalhes os números do crédito rural no Nordeste, com destaque para as ações de inteligência utilizadas pelo Governo da Paraíba.

Durante a última reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, realizada no Estado de Alagoas nos dias 12 e 13 de abril, o Consultor do Banco Mundial Dr. Wilson José Vasconcelos Dias, destacou a experiência da Paraíba e os números sistematizados no referido documento, quando da pauta relacionada a operacionalização e de investimentos significativos no Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, com a prestação de serviços estáveis e continuados de ATER em bases agroecológicas para os próximos 3 anos, e podendo abranger parte significativa das Famílias Agricultoras estabelecidas no Nordeste.

Além dos avanços no PRONAF AGROECOLOGIA, a equipe da SEAFDS – Governo da Paraíba tem sido bastante demandada a compartilhar suas experiências relacionadas ao Programa INCLUIR PARAÍBA e a sua participação colaborativa na construção do PROGRAMA ALIMENTOS SAUDÁVEIS DO NORDESTE (PAS/Ne) junto ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, atualmente coordenado pelo Governador João Azevedo.

Com resultado, há uma grande demanda de explanações e participações da equipe da SEAFDS em importantes seminários internacionais realizados na Colômbia, na Argentina, no Paraguai, através da Rede e Programa Latinoamericano Tierras, onde ações do Governo do Estado através da SEAFDS estão divulgadas internacionalmente, bem como participações em outros estados, a exemplo de Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, dentre outros, a exemplo da mais recentemente participação no Seminário Nacional no Estado do Maranhão.

O Gerente Executivo de Projetos Especiais da SEAFDS - Governo da Paraíba, Jailson Lopes da Penha, que também é Extensionista Rural da EMPAER, e projetista Idealizador do INCLUIR PARAÍBA, considera que “a grande importância do referido programa reside em sua essência, na opção primeira de incluir famílias agricultoras em situação de extrema vulnerabilidade social, em risco de fome,  daí o interesse dos organismos em querer conhecer a estratégia utilizada pelo Governo da Paraíba”.

A esse respeito, o Secretário Executivo SEAFDS – Governo da Paraíba  Bivar de Sousa Duda acrescenta que o Governo da Paraíba está investido através do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza  (FUNCEP), cerca de R$ 5,7 milhões.

Em sua primeira etapa, o Programa INCLUIR PARAÍBA está abrangendo 1.040 famílias agricultoras, distribuídas em 52 municípios com menores IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), onde cada família participa de forma protagonista com assessoria de equipes de extensionistas da EMPAER elabora um plano de investimentos para o Fomento Produtivo Inclusivo Rural (FOPIR) no valor de R$ 2.500,00, acrescidos de mais R$ 1.000,00 com ações e atividades protagonizadas por mulheres e jovens, em Projetos não agrícolas e/ou agrícolas em bases agroecológicas.

O secretário titular da SEAFDS, Frei Anastácio Ribeiro, destacou ainda a capacidade técnica da equipe da SEAFDS, na elaboração de diversas iniciativas, programas e projetos para o fortalecimento da Agricultura Familiar no estado, mas também dos processos de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, como por exemplo, participação de forma protagonista na equipe de elaboração do Programa Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/Ne), e mais recentemente colaborando na consolidação operacional do referido programa através da CTAF/CNE através da carta consulta junto ao MDA e Banco Mundial, com investimentos que poderão chegar 1,6 Bilhão de reais para o Nordeste nos próximos três anos, e que na próxima sexta-feira (12/05), se fará presente em Brasília para fortalecer e apoiar institucionalmente tal iniciativa.