SEAFDS discute viabilidade de projetos com o MAB

publicado: 18/09/2020 18h28, última modificação: 18/09/2020 21h56
WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.41.17.jpeg
WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.41.16 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.41.16.jpeg
WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.41.17 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.41.17 (2).jpeg
WhatsApp Image 2020-09-18 at 16.41.16 (2).jpeg

Representantes do movimento de atingidos por barragens e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), estiveram reunidos, nesta sexta-feira (18), por videoconferência, para dialogar sobre a viabilidade de implantação de projetos direcionados às comunidades dos atingidos por barragens nos municípios de Aroeiras, Natuba e Itatuba na Paraíba.

Perspectiva para levar projetos, fortalecer as comunidades dos atingidos por barragens, habitação, transferência de terras, esses foram os principais assuntos que nortearam a reunião, com representantes do MAB, Ministério Público Federal, SEAFDS e UFPB.

O gerente da SEAFDS, Jorge Camilo, que atua junto aos representantes do (MAB), endossou que o movimento quer continuar com o diálogo e parceria com o Governo do Estado: "acho de fundamental importância esse diálogo que envolve a parte técnica, a ciência, o Ministério Público Federal e o governo do estado, em busca de ações, para somar e melhor de fato a vida dessa comunidade, que luta, há tempos por dias melhores para suas vidas. "Nosso intuito é levar projetos que façam com eles tenham como sustentar suas famílias" falou, Jorge Camilo.

Para o representante da gerência de projetos especiais da SEAFDS, Jailson Lopes, uma das alternativas poderá ser a abertura, pelo governo, de um edital específico para contemplar projetos diretamente para as comunidades dos atingidos por barragens, ressaltou que a secretaria tem projetos em construção com outros parceiros, a exemplo, de criação de raças nativas e falou sobre a implantação do projeto de compostagem.

O representante do Ministério Público Federal, dr. José Godói, ressaltou o trabalho dos órgãos do governo. "Eu tenho acompanhado o empenho dos representantes do estado em encontrar soluções para que as políticas públicas cheguem a essas comunidades. A Universidade Federal, tem realizado importantes alternativas para reforçar ações que podem ser executadas conjuntamente para beneficiar essas comunidades", ressaltou o procurador. Ele, também disse, "que está a disposição dos movimentos para intermediar diálogos e juntos encontrarem soluções em que, o objetivo é, exatamente, o bem para as comunidades".

Segundo o coordenador da articulação dos atingidos por barragens (MAB), Osvaldo Bernardo, vem lutando há quase vinte anos, "eu gostaria de agradecer o empenho do secretário, Luiz Couto, que está na secretaria de agricultura familiar, e sempre se dispôs a orientar caminhos junto ao governo do estado para ajudar a nossa comunidade. O nosso empenho a partir desta reunião, é conseguir através da secretaria de Agricultura Familiar, tentar implementar na nossa comunidade, alguns dos projetos que a secretaria está trabalhando junto a outras comunidades de agricultores familiares do nosso estado. Enfim, só tenho a agradecer a todos e aguardar as ações que possam chegar até nós", disse.

Após ouvir todos os participantes, o Secretário Luiz Couto, falou aos representantes do MAB, que vai entrar em contato com outras pastas do governo que estão envolvidas com projetos de habitação, assistência técnica entre outras ações, para levar ao governador, João Azevedo, e ele, dirá o que deve e pode ser feito para contribuir com ações e projetos que beneficiem as Famílias dos atingidos por barragens. De acordo com Secretário, o trabalho a ser realizado pela pasta da Agricultura Familiar, está atrelado as outras pastas. "Uma ação, não independe da outra, mas posso garantir que, o que o governador determinar para a pasta que eu conduzo, nós, vamos fazer. Vamos continuar caminhando para solucionar essas demandas importantes, que contribuem para a vida dessas pessoas" Enfatizou, o Secretário.

Estiveram presentes, virtualmente na reunião, além do secretário Luiz Couto, a chefe de gabinete da SEAFDS, Viviany Aquino, representantes do MAB, Ministério Público Federal, UFPB e movimentos que compõem a articulação das comunidades que integram o movimento dos atingidos por barragens.