Prefeitos assinam termo de Adesão ao Garantia-Safra 2020/2021

publicado: 11/02/2021 18h40, última modificação: 11/02/2021 18h41
WhatsApp Image 2021-02-11 at 18.29.58.jpeg

Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio (Cidadania), foi recebido pelo Secretário, Jonildo Cavalcanti, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido em João Pessoa. Na ocasião, o prefeito fez a assinatura de adesão do seu município ao Programa Garantia-Safra 2020/2021

O prefeito ressaltou a importância em aderir ao Programa. "Nosso município sempre fez adesão ao Garantia-Safra, pois garante as famílias agricultoras uma renda extra caso tenham perdas comprovadas de suas lavouras. Agindo dessa forma, essas famílias ficam asseguradas com as parcelas desse importante benefício". Disse o Prefeito.

O Secretário da Agricultura Familiar, Jonildo Cavalcanti, manifestou a satisfação em receber o prefeito e pede o engajamento dos gestores municipais para aderir ao Programa que garante o benefício aos Agricultores. "Na Paraíba, temos cerca de 130 mil famílias Agricultoras, e quando chega um prefeito com a lista de agricultores aderidos a gente tem satisfação em recebê-los. Essa ação leva um alívio para os agricultores que, por ventura, tenham perdido suas lavouras. O Garantia-Safra é um programa de benefício social para as famílias que vivem da Agricultura Familiar. A gente reforça que outros prefeitos venham, assegurem esse benefício aos seus municípios". Reforçou o Secretário, Jonildo Cavalcanti.

O Programa Garantia-Safra tem a contrapartida do Governo Federal, de Governo Estadual, de municípios e dos próprios agricultores e garante a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchente.

Tem direito a receber o benefício quem tem renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

Na Paraíba, o programa é executado pela SEAFDS, através do coordenador Alessandro Silva, e tem o apoio dos técnicos da Empaer, Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e das Secretarias municipais de Agricultura.

A assinatura da adesão ao Garantia-Safra aconteceu no gabinete do secretário, Jonildo. O Prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio, estava acompanhado do vice-prefeito e do secretário de Agricultura do município.