Notícias

Paraibatec Agricultura Familiar realiza aula inaugural do Programa no município de Itabaiana

publicado: 17/12/2021 17h58, última modificação: 17/12/2021 17h58
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Paraibatec 03.jpeg
Paraibatec 02.jpeg
Paraibatec 01.jpeg
Paraibatec 04.jpeg

O Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar, em parceria com a Secretaria de Educação, realizaram na quinta-feira, 16, uma aula inaugural para apresentar toda a base de funcionamento do Programa Paraibatec-Agricultura Familiar.

A aula inaugural aconteceu no município de Itabaiana e, na oportunidade, os coordenadores do Programa fizeram uma contextualização sobre o Paraibatec-Agricultura Familiar que vai funcionar em trinta municípios beneficiando mais de mil alunos.

O Paraibatec-Agricultura Familiar é uma ação em parceria entre as Secretarias de Estado da Agricultura Familiar e a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio do PARAIBATEC. 

O objetivo do Programa é oferecer aos alunos cursos com formação profissionalizante, através do Programa Paraibatec Agricultura Familiar, contribuindo para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, através de formação técnica e ou capacitação profissional dos agricultores familiares, em especial jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra, buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania. As aulas vão acontecer de forma presencial, nos dias e horários que atendam a realidade e necessidade de cada município. 

Segundo os coordenadores do Paraibatec, Conceição Belmiro, da Seafds, e o Prof. Hebertyy Dantas, da Educação, "a formação e qualificação profissional abrangem um desenvolvimento de estratégias específicas do segmento de mercado para região contemplada com o projeto da Agricultura Familiar e para o fortalecimento da inclusão produtiva, objetivando o domínio de estratégias empreendedoras e manutenção das atividades pedagógicas que conduzam à criatividade e à inovação".

O Secretário Executivo da Seafds, Jonildo Cavalcanti, falou da importância do Programa e também da satisfação em levar formação profissional para muitos jovens e mulheres do meio rural.

"É com imensa alegria e entusiasmo que chegamos aqui e estamos para contribuir com algo substancial, falo do conhecimento e da formação profissional que os alunos beneficiados pelo Paraibatec vão ter a oportunidade de aprender e continuar no meio rural com conhecimento profissional e aprimorado. Digo isso, pois o Programa PARAÍBATEC – AGRICULTURA FAMILIAR vai atender, nesta primeira etapa cerca de mil alunos, são quarenta e cinco turmas formadas o Programa vai chegar em trinta municípios em todas as regiões do Estado, eu agradeço o empenho de toda a equipe nas duas secretarias e também a oportunidade que o governador João Azevêdo nos dá para levarmos essa grande ação aos paraibanos que vivem no meio rural", enalteceu.

Serviço: O Paraibatec-Agricultura Familiar vai contemplar nesta primeira fase os seguintes municípios:
AGUA BRANCA, ARARUNA, BOM JESUS, BREJO DOS SANTOS, CACHOEIRA DOS INDIOS, CAMPINA GRANDE , CUITE, DAMIAO, DUAS ESTRADAS, ESPERANCA, GUARABIRA, GURINHEM, INGA, ITABAIANA, ITAPOROROCA, JUAREZ TAVORA , JURU, MARIZOPOLIS, MATUREIA, NOVA PALMEIRA, OLHO D'AGUA, PEDRO REGIS, PICUI, PILOES, POMBAL, SANTA HELENA, SANTA LUZIA, SAO JOAO DO RIO DO PEIXE, SAO JOSE DOS RAMOS e SAPÉ

Os municípios tiveram turmas com alunos matriculados, professores e equipe inscritos e aprovados, nesta primeira etapa, estão aptos a iniciarem as aulas a partir da segunda semana do mês Dezembro de 2021 com os seguintes cursos na lista abaixo: 
Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agricultor Familiar, Agricultor Orgânico, Apicultor, Auxiliar de Agroecologia, Auxiliar de Agropecuária, Avicultor, Bovinocultor de Corte, Caprinocultor, Criador de Peixes em Viveiros Escavados, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Forragicultor, Fruticultor, Horticultor Orgânico, Inseminador Artificial de Animais, Mecânico de Motocicletas, Ovinocultor, Piscicultor, Preparador de Doces e Conservas, Preparador de Doces e Conservas / TURMA 01 - Produtor Agropecuário - Produtor de Cachaça - Produtor de Mandioca - Produtor de Olerícolas - Suinocultor e Viveiricultor.

Vale reforçar que o Programa Paraibatec-Agricultura Familiar atua em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e também com os municípios beneficiados.

CONTRAPARTIDA DA EDUCAÇÃO
Houve um investimento de R$ 700.000,00 (Setecentos Mil Reais) Por parte da Secretaria de Estado de Educação Ciência e Tecnologia, nesta primeira etapa referente ao ano de 2021.
 Assegurar, diretamente através orientações pedagógicas necessárias do PARAIBATEC, as para implantação e utilização para a oferta dos cursos.
 2. Participar, em regime de colaboração, de todas as etapas durante o período da oferta dos cursos, através da Coordenação Geral do PARAIBATEC. 
3. Desenvolver estratégias para acompanhamento das atividades, fazendo recomendações para ações corretivas sempre que se mostrarem necessárias, através da Coordenação Geral do PARAIBATEC.
 4. Prover o suporte estratégico referente à implantação e orientações pedagógicas demandadas pelas equipes envolvidas no desenvolvimento das ações propostas, através da Coordenação Geral do PARAIBATEC. 
5. Garantir o fomento à oferta dos cursos, no que diz respeito à contratação de equipe técnica local e professores para realização dos cursos.

CONTRAPARTIDA DA SEAFDS
Articular e divulgar com gestores municipais, organizações civis organizadas da Agricultura familiar em todo o Estado, agricultores familiares e órgãos públicos federais e estaduais com interesse em participarem do Programa.
 2. Assegurar a comunicação entre as partes apoio para implantação dos cursos de os estudantes inscritos na oferta forma a parceiras, e o atender a todos 
3. Promover ampla articulação para alcance das metas, com monitoramento e sistematização dos resultados de impactos relacionados às famílias agricultoras. 
4. Realizar visitas técnicas a cada município selecionado para acompanhamento do programa durante todo processo de execução.
CONTRAPARTIDA DOS MUNICÍPIOS
Os Gestores municipais, organização civil organizada, agricultores, órgãos públicos federais e estaduais que fizerem parte do Programa terão uma Contrapartida Solidária de forma a pactuar com o Governo do Estado, responsabilizando-se pela logística, espaço adequado para desenvolvimento do curso (teórico e prático), insumos para as aulas, alimentação e  transporte caso seja necessário para os alunos.

A aula inaugural foi bastante prestigiada e estavam presentes autoridades do município de Itabaiana, técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura Familar, Secretaria de Estado da Educação, estudantes, agricultores e agricultoras.

Presenças no evento e autoridades que compuseram a mesa: Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Jonildo Cavalcanti, Prefeito de Itabaina Dr. Lúcio Flávio, Vice-prefeito Claudio Neto, Secretário de Agricultura do município Luiz Francisco de Souza, Secretária de Educação do Município Joelma Fonseca, Vereadores,  Coordenadora do Paraibatec no âmbito da Seafds, Conceição Belmiro- Coordenador Geral do Paraibatec Prof. Hebertyy Dantas Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia do Estado, Edval Gomes, assessor do secretário executivo da SEAFDS.
Destaque para a presença de alunos dos cursos de Mecânico de Motocicletas e Energia renováveis, como também professores, supervisores e orientadores.