Paraíba é eleita para coordenar 4 GTs da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

publicado: 14/04/2023 13h52, última modificação: 14/04/2023 13h52
Secretário Executivo Bivar Duda e Secretário Titular Frei Anastácio
Geovanni Medeiros - Assessor especial da CTAF
Bivar Duda e Frei Anastácio.jpeg
CTAF_2.jpeg
Câmara Temática.jpeg
Frei Anastácio CTAF.jpeg
Secretário Executivo Bivar Duda.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-14 at 13.10.37.jpeg

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS),  participou nos dias 12 e 13 de março de reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF) do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que aconteceu em Maceió-AL.

Na ocasião, a Paraíba foi eleita para coordenar 4 grupos de trabalho da Câmara Temática, sendo eles:, GT Crédito, GT Maquinários da China, GT ATER e GT Garantia Safra.

O Secretário Executivo da SEAFDS, Bivar Duda, responsável por representar a Paraíba na coordenação dos grupos de trabalho, comentou que representar o Estado nestes GTs simboliza o compromisso e a linha de atuação do Governo João Azevedo em tornar a agricultura familiar empreendedora, principalmente para a juventude rural.

"Nosso objetivo é colocar a tecnologia, a inovação e a pesquisa para fomentar a produção dos agricultores e agricultoras familiares da Paraíba. Precisamos extinguir a ideia de que a agricultura familiar é para pessoas sem formação acadêmica, por isso, nosso objetivo é criar políticas públicas em diferentes eixos para trazer novas tecnologias para termos uma agricultura familiar empreendedora que facilite a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Nordeste", disse Bivar Duda.

Já o Secretário Titular da SEAFDS, Frei Anastácio, disse que este é mais um passo importante para o Estado no avanço da criação de políticas públicas para a Agricultura Familiar e deve ser um motivo de orgulho para os paraibanos e paraibanas. “A Paraíba vem sendo destaque da Câmara Temática de Agricultura Familiar e isto deve ser comemorado não só por nós que fazemos parte da SEAFDS, mas por todas as pessoas que acreditam e lutam por políticas públicas para a agricultura familiar com o objetivo de garantir a geração de emprego e renda e a soberania da segurança alimentar e nutricional do nosso povo”.

Além dos Secretários, também participaram das discussões os assessores Geovanni Medeiros, assessor especial da CTAF, e Nino Vilar, Consultor Técnico do Gabinete do Governador.

Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho da Câmara Temática de Agricultura Familiar têm como finalidade aprofundar temas demandados pelo coletivo, com o objetivo de oferecer subsídios para proposição de ações ou políticas públicas regionais.

Neste sentido, os 4 grupos de trabalho coordenados pela Paraíba terá como discussão principal os seguintes temas:

Crédito: O objetivo deste grupo de trabalho é articular ações a partir dos Estados e propor procedimentos e alternativas para facilitar o acesso das famílias ao crédito e modelar uma oferta de financiamento adequada à agricultura familiar, a partir da diversificação e da qualificação da oferta de projetos de financiamento, considerando as disponibilidades de grupos e linhas de crédito existentes no Pronaf

Maquinários da China: O GT surgiu com a demanda de discutir a introdução de máquinas e equipamentos chineses visando atender a demanda da agricultura familiar no Brasil. O grupo agora desenvolve programas ou projetos nas áreas de interesse mútuo comum na China e no Brasil incluindo pesquisa e desenvolvimento, fabricação e comércio de máquinas agrícolas; tecnologia e equipamento de processamento de produtos agrícolas; demonstração e popularização de máquinas agrícolas; educação e treinamento em mecanização agrícola e cooperação em domínios relevantes como bioinsumos, tecnologias de reflorestamento etc.

ATER: Este grupo de trabalho visa discutir as questões em torno da ATER Pública, prestadas pelas Empresas Públicas de ATER e Organizações do Terceiro Setor e lançar a proposta de estruturação da Rede ATER NE da Agricultura Familiar.

Garantia Safra: Criado para discutir e apresentar proposta de correção da perda inflacionária do valor pago aos agricultores e às famílias pelo programa Garantia Safra. Além disso, tem o objetivo de dialogar com o Governo Federal, Estadual e Municipal para propor um novo Programa do Garantia Safra com princípios básicos do zoneamento agrícola, criando um novo modelo de análise de perdas da produção, definir uma política de utilização do Fundo do GS e implantar projetos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar do Nordeste.