Notícias

Paraíba é destaque na produção agroecologica por meio de projetos do Pronaf

publicado: 19/11/2020 20h17, última modificação: 19/11/2020 21h42
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2020-11-19 at 16.28.08.jpeg
WhatsApp Image 2020-11-19 at 16.24.46.jpeg

A Paraíba se destaca no país e ocupa o primeiro lugar no fortalecimento da Agricultura Familiar Agroecológica na perspectiva e produção de alimentos saudáveis através do (Pronaf), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Segundo dados do Banco Central, o estado da Paraíba possui hoje, cerca de cinquenta e sete por cento (57%), de todos os projetos realizados no Brasil, seguido pelo estado do Rio Grande do Sul que ocupa a segunda colocação com treze por cento (13%), com o viés de produção Agroecológica.

O Secretário da Agricultura Familiar, Jonildo Cavalcante, explica que não tem dúvidas do potencial do Estado no contexto da Agricultura Familiar Agroecológica.
"Nós buscamos espaços de grandeza para a agricultura do nosso estado, os agricultores na Paraíba, contam com uma base sólida de extensão rural e produção de bons projetos, todos eles, procuram responder dentro do que almejamos, uma Agricultura saudável. Os nossos técnicos são qualificados para trabalhar na perspectiva do Pronaf, suas exigências e execução. O resultado é esse, bastante satisfatório, e vamos continuar fortalecendo ainda mais junto aos agricultores" Disse.

Para Geovanni Medeiros, Assessor Técnico da Secretaria de Estado Agricultura Familiar e Engenheiro Agrônomo da EMPAER Paraíba, o Pronaf na Paraíba serve de modelo para os demais Estados.
É muito bom perceber a importância do nosso Estado dentro de um contexto fundamental para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. Eu acompanho os pronafianos e sei quanto evoluímos. Agora, estamos ocupando um ranking elevado no país, isso é esforço de um grande trabalho, nosso e do governo do estado que quer uma Agricultura forte e saudável para todos nós" ressalta Geovanni Medeiros.

A Linha de Crédito para o Financiamento de Custeio para Agroecologia- Pronaf Agroecologia - é concedida pelos agentes financeiros com base em planilhas de Custos de Produção Variáveis (CPV) e mediante a apresentação do projeto de crédito.

Para ter acesso às linhas de créditos do Pronaf, o produtor rural precisa se enquadrar em alguma destas categorias: agricultores familiares; pescadores artesanais (desde que autônomos); beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Os números de projetos bem sucedidos na Paraíba, tem motivado convites e solicitações para que nossos técnicos compartilhem experiências e estratégias de ações para se chegar a resultados tão expressivos neste campo, bem como de participações em fóruns importantes, a exemplo da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção de Orgânicos – CNAPO e Encontro Nacional de Agroecologia, além de intercâmbios com outros estados, a exemplo de Sergipe, Rio Grande do Norte, e hoje mais recentemente com o Estado do Ceará e a equipe da EmaterCE.

Jailson Lopes, Gerente Executivo da Secretaria de Agricultura Familiar e Extensionista Rural da EMPAER Paraíba, elenca que, “Os diagnósticos das propriedades rurais realizados de forma sistêmica acompanhado de perto, pelos extensionistas da EMPAER em conjunto com as famílias agricultoras, e o excelente Banco de Dados de Informações Gerenciais de ATER, SIGATER e EMAPAER On, desenvolvidos pela própria equipe técnica da EMPAER e do Governo do Estado da Paraíba, foram decisivos para o sucesso e a projeção da Paraíba no cenário nacional” reforça, Jailson Lopes.

A visão do Secretário Executivo do Fórum dos Gestores, Eugênio Peixoto, destaca, "este trabalhado que vem sendo realizado ao longo dos anos pelo Governo do Estado da Paraíba, motivada pela secretaria de agricultura, da Empaer em benefício da população da zona rural, e de modo prioritário ao público do campo e da Agricultura Familiar, credenciou o Estado da Paraíba junto ao Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste a compartilhar suas experiências exitosas neste campo, na construção do Programa Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE.

Os técnicos da Seafds, Geovanni Medeiros e Jaílson Lopes, participaram de uma live a convite do Fórum de Gestores do nordeste para dialogar sobre os projetos e trabalhos executados na Paraíba e que servirão de base para os demais Estados e especialmente a convite do Ceará que quer conhecer e implementar junto aos seus técnicos, experiências já estabelecidas e vivenciadas na Paraíba.

Assistam a live e entendam melhor sobre esse ranking importante que a Paraíba conquistou.

PARTICIPANTES:

GEOVANNI MEDEIROS COSTA
• Assessor Técnico SEAFDS - PB
• Ex Presidente EMATER PARAÍBA
• Extensionista Rural EMPAER - PB
• Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1999)
• Especialista em Geoprocessamento pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2019)
• Especialista em Manejo Ecológico Integrado de Bacias Hidrográficas para o Semiárido Brasileiro pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2011)
• Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1992)
• Técnico em Agropecuária pela Fundação Universidade do Nordeste – FURNe (1985)

JAILSON LOPES DA PENHA
• Gerente Executivo SEAFDS - PB
• Extensionista Rural EMPAER - PB
• Doutorando em Engenharia Agrícola - Irrigação e Drenagem no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da UFCG, Campina Grande/PB (cursando)
• Especialista em Manejo Ecológico Integrado de Bacias Hidrográficas para Semiárido pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais / UFCG (2011).
• Mestre em Sistemas Agrosilvipastoris no Semiárido na Pósgraduação em Zootecnia, pelo Centro de Saúde e Tecnologia Rural / UFCG (2005).
• Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciência Agrárias da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2003).
• Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica do Cajueiro / Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (1995).

Pelo YOUTUBE NO CANAL EMATERCE OFICIAL: https://youtu.be/hYHZ_S8ZZhY