Notícias
Municípios do Vale do Piancó apresentam potencialidades na produção da Agricultura Familiar Agroecológica
Os municípios de Santana de Mangueira e Curral Velho no Vale do Piancó vem se destacando na produção da Agricultura Familiar Agroecológica.
Os agricultores familiares em Curral Velho estão concluindo a colheita da produção de algodão orgânico e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), por meio do Secretário Luiz Couto, está incentivando a produção agroecológica para todo Estado.
A convite dos secretários de Agricultura dos referidos municípios a Seafds esteve representada pela Assessora de Imprensa, Vera Fernandes, que na oportunidade foi acompanhada dos parceiros da Empaer, Roméria Pereira e Valdir Pereira extensionistas que prestam assistência técnica na produção agroecológica do algodão no município de Curral Velho.
Na comunidade Varzinha o Agricultor Antônio Cristovam Lacerda, plantou uma área de um (1,0), hectare e está surpreso com a produção.
"No início, quando os extensionistas me procuram, eu fiquei desacreditado para plantar mais que um (1,0) hectare, achava que a cultura do algodão era coisa do passado, mas, por insistência dos técnicos acabei plantando e graças a Deus está sendo um sucesso. Já colhi dois mil e trezentos quilos de algodão. Agradeço demais aos técnicos que tiraram todas as minhas dúvidas e hoje estou muito agradecido a eles. O que ainda não está bom é o preço, estou vendendo a dois reais e quarenta centavos o quilo. Se tiver uma política melhor para o Agricultor vender a produção aí sim, o ouro branco é novamente uma realidade na nossa região" ressalta o Agricultor.
Em Santana de Mangueira, a produção também é toda de forma agroecológica é bastante diversificada, os agricultores produzem uma grande variedade de culturas que é acompanhada de perto por técnicos com expertises para orientar do início da produção até a colheita.
No município, o conhecimento com a produção agroecológica começa pelas escolas, os estudantes fazem aula de campo e todos acabam incentivando no consumo de alimentos saudáveis.
Fizemos uma visita nas comunidades que tem água o ano inteiro e em algumas que são muito secas, pudemos perceber o potencial que o município apresenta, o esforço dos agricultores, tudo para não perder o foco na agricultura familiar agroecológica.
A diretora da Escola Municipal, Francisco Braga acompanhou os alunos para uma aula de campo e destacou a importância dessa atividade para a escola. "É um incentivo para os alunos, eles gostam de sair da sala de aula e conhecerem sobre o que comem na merenda da escola, grande parte da alimentação sai aqui do campo e por ser uma agricultura de qualidade sem veneno e produzida nas comunidades fizemos questão dessa aula prática de conhecimento sobre hortaliças, tubérculos, frutas e legumes. Saímos sabendo muito sobre o trabalho dos Agricultores é muito enriquecedor para todos nós" falou Jordana.
Os estudantes, Camila e Léo empolgados com a aula de campo, escutaram atentamente explicações do agrônomo Edson Lucena, que é Secretário de Agricultura do município assim como, dos extensionistas, Zélio e Ivete que fazem assistência técnica aos agricultores sobre cultivo, tipo de produção, tempo de colheita e principalmente no esclarecimento para não utilizarem nenhuma espécie de veneno na produção.
Severino Inácio Filho, agricultor familiar que cultiva as culturas de feijão, batata, laranja e coco diz que planta para o sustento da família e o que sobra da produção é vendida para a merenda escolar do município.
"Trabalho todos os dias e se eu tivesse melhores condições aumentava minha produção que é bastante procurada" Disse o agricultor.
"Há quintal produtivo em todas as 39 comunidades do município. Aqui nós temos água em noventa por cento do município, garantimos produção agroecológica e já solicitamos na Seafds, ao Secretário Luiz Couto, alguns incentivos para que os nossos agricultores tenham mais oportunidades para produzirem cada dia mais e melhor. Em algumas comunidades onde tem pouca água precisamos chegar com mais incentivo e muitas vezes só o município não tem condições. Apesar de um grande empenho do prefeito Zé Inácio, com a nossa pasta da agricultura, não temos como tocar todos os projetos. Precisamos de muita coisa mas o que vier de bom para eles nós aceitamos. Temos produção de tudo que um Agricultor Familiar possa plantar, aqui com pouco fazemos muito. Tenho confiança que os benefícios irão chegar por parte do governo e nós vamos aguardar" Disse Edson.
Estavam presentes durante todo o dia na visita as comunidades:
Agricultores, estudantes, profressores e equipe de extensionistas. Francico Pinto Ramalho, Ivete Ramalho, Romeria Pereira e Vasconcelos.