Notícias

Missão Remota de Encerramento é realizada pelo FIDA junto ao Projeto PROCASE

publicado: 13/03/2021 12h26, última modificação: 13/03/2021 12h26
SharedScreenshot.jpg

Foi encerrada, na última sexta-feira (12), a Missão de Supervisão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) junto ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú - PROCASE, que teve como objetivo principal avaliar os resultados executados na Paraíba por meio da parceria com o FIDA e o Governo do Estado, para avançar na conclusão do Projeto Essa foi a terceira missão feita inteiramente de forma remota na Paraíba, seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde.

A missão remota do FIDA na Paraíba teve início na segunda-feira (08) e conseguiu verificar um avanço significativo nas ações executadas, tendo ultrapassado as metas definidas no começo do Projeto, tendo como principal objetivo apoiar a equipe de gestão do projeto na conclusão e encerramento financeiro do projeto, incluindo ações de sustentabilidade, atividades face a COVID-19, revisão do Relatório de Conclusão do Projeto e avaliação de impacto e avaliação econômica e financeira junto a seu público alvo, além dos documentos de sistematização dos logros nas áreas ambiental (acesso a água), capital humano e produtivo.

A reunião de encerramento contou com a participação do Secretário do Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS, Jonildo Cavalcanti; do representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – SEDAP, Rafael Lopes; da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão – SEPLAG, com Gilmar Martins; com o coordenador do Projeto COOPERAR, Omar Gama; a equipe do FIDA: Leonardo Bichara, Oficial de Programas para o País e Chefe de Missão; Pablo Sidersky, Coordenador Técnico e Especialista em desenvolvimento rural e assistência técnica; Adriana Martins, Especialista em Planejamento e Monitoramento e Avaliação de Impacto (M&A); Diogo Nascimento, Especialista em Aquisições e Contratações e os consultores Leandro Bullor, Federica Lomiry e Gleise Meneses. Da equipe do PROCASE estiveram presentes: o coordenador Aristeu Chaves; Maria Aparecida Henriques, Gerente de Desenvolvimento Humano e Capital Social; André Cantalice, Gerente Administrativo e Financeiro; Wallene de Oliveira Cavalcante, Gerente de Gestão Ambiental e Convivência com o Semiárido; José Ferreira Rocha, Gerente de Monitoramento e Avaliação; Nicholas Lucena Queiroz, Gerente de Desenvolvimento Produtivo e Inserção em Mercado; da consultora de Monitoramento & Avaliação, Carleuza Andrade; do Chefe de Gabinete João Ferreira Sobrinho e da Assessora de Comunicação, Viviane Ramalho.

A missão foi encerrada com uma apresentação dos dados do Projeto realizada pelo Monitoramento & Avaliação, na pessoa de Carleuza Andrade, que trouxe, em números, os principais resultados obtidos pelo Projeto ao longo dos anos, como também dados acerca da execução financeira e as propostas de trabalho para a finalização do projeto em junho de 2021.

O Secretário Jonildo parabenizou o PROCASE pelos impactos sociais, econômicos e ambientais oriundos da parceria do FIDA e do Governo do Estado “Em nome do Governador João Azevêdo, agradecemos os benefícios conquistados nos anos do PROCASE para o semiárido paraibano. A agricultura neste governo tem sido prioridade. É no campo que está a riqueza do nosso Estado. Muito obrigado em nome de todos aos que fazem parte dessa história”. O oficial dos Projetos FIDA no Brasil, Leonardo Bichara parabenizou as atividades do Projeto, o Governo da Paraíba e toda a equipe, reiterando o sentimento positivo em relação ao PROCASE na Paraíba. “A grande importância do trabalho destes anos ficou muito visível nesta semana de avaliação, parabéns a equipe e aos demais que mudaram para melhor a realidade do semiárido paraibano”, enfatizou Leonardo. O coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves, agradeceu as parceria estabelecidas durante a execução do Projeto. “O PROCASE agradece as parcerias com as Secretarias, as Assessorias Técnicas, a sua equipe de trabalho, ao FIDA e ao Governo da Paraíba. Abrimos o caminho para novas iniciativas no Estado da Paraíba”, afirmou o coordenador.

O PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.