II Seminário Boas Práticas para a Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades em Tempos de Pandemia na Região Nordeste

publicado: 04/08/2020 11h11, última modificação: 04/08/2020 11h11
Participação Secretário Luiz Couto SEAFDS.jpg

Essa edição será transmitida pela internet e terá a participação, às 16h do dia 11/08, do Secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto.

O Secretário recebeu o convite do Instituto Federal do Piauí, e fará a abordagem da Agricultura Familiar de base Agroecológica. Segundo Luiz Couto, será uma honra conversar sobre os temas.

"Vamos falar como a Paraíba vem realizando um grande trabalho de enfrentamento à Pandemia e as ações passam pela sustentabilidade. Quando repensamos boas práticas, estamos falando em contribuir com o solo da região semiárida nordestina. O que os pesquisadores estão elaborando para colaborar junto ao setor público com essas boas práticas, especialmente para Agricultura Familiar, durante e pós-pandemia? O seminário vai tratar de todas essas questões, e nós vamos tentar contribuir", disse.

Para compreender melhor a temática, segue o resumo com a programação do Seminário:

A sustentabilidade. em suas diferentes dimensões (econômica. espacial. ecológica. cultural e social). tem sido pauta importante de debates no século XXI. Diante do cenário global atual, tal temática torna-se ainda mais relevante, uma vez que repensar as práticas sociais e econômicas em consonância com a conservação do capital natural deve ser um exercício contínuo e necessário para manter, sobretudo, a vida na terra.

Mediante esta concepção. os Institutos Federais de Educação. Ciência e Tecnologia dos estados do Piauí. Ceará e Rio Grande do Norte promoverão o "// Seminário Boas Práticas para a Sustentabilidade: desafios e oportunidades em tempos de pandemia na Região Nordeste-. que tem como propósito debater de maneira objetiva e prática ações de efetividade na pasta de sustentabilidade em iniciativas públicas e privadas na região Nordeste.

O Seminário deverá integrar diferentes estados da região Nordeste para fins de uma discussão rica e embasada nas experiências e práticas de entidades públicas e privadas, que venham a representar modelos possíveis de sustentabilidade a serem adotados nesta região brasileira. Ressalta-se que. fundamentalmente serão discutidas as estratégias lançadas por essas iniciativas durante o desafiador momento de pandemia, decorrente do SARS-Covid.

Serão realizados encontros semanais, às terças-feiras, das 16h às 18M5. nos dias 11, 18 e 25 de agosto de 2020. no formato de webinário. Os convidados apresentadores farão exposições sobre as práticas sustentáveis que estes abordam em seus setores e como estas estratégias contribuem para fomentar a sustentabilidade. considerando as peculiaridades da região Nordeste e atualmente o contexto da pandemia pelo Covid-19.

O evento online será aberto ao público cujas inscrições podem ser realizadas previamente pelo site do evento (www.even3.com.br/seminarioboaspraticas) e sua exibição ocorrerá por meio da plataforma Youtube. no canal do evento https://www.youtube.com/channel/UChuRprWCGOIRROYg9IOQDtQ).

Espera-se com este evento. principalmente, transmitir conhecimento prático e aplicado, debatendo os desafios e apontando possibilidades de engajamento ambiental. nos diversos eixos da sociedade e que as práticas apresentadas possam ser replicadas em instituições diversas.

11 DE AGOSTO

Ações e possibilidades de práticas sustentáveis em instituições públicas

16h - Abertura
Paulo Henrique Gomes de Lima - Reitor do IFPI